Promove ações socioculturais com ênfase em formações para jovens, crianças e mulheres. Com o objetivo de gerar inclusão e transformação social, a arte é uma aliada na elevação da autoestima e no processo de protagonismo destes moradores. Trabalhar em rede é algo que está no DNA da OSC, que em 2019 começou a integrar a maior rede de apoio a favelas do Brasil: a rede Gerando Falcões.
@entreoceueafavela SAIBA MAISConstrói espaços de cultivo de alimentos e plantas medicinais em sistema agroflorestal e agroecológico em áreas comuns do Morro da Providência. Dessa forma, contribui para a segurança e soberania alimentar e nutricional, além de promover a saúde por meio da agroecologia e da educação de crianças e moradoras/es.
@providencia_agroecologica SAIBA MAISValorizam a cultura e a realidade das favelas cariocas através do funk. Com o som sintético dos DJs e os instrumentos, dão uma nova roupagem ao estilo musical, contando o dia-a-dia da comunidade do Fumacê, sem perder de vista a sensualidade do funk.
SAIBA MAISProduz eventos, especialmente culturais, nas favelas cariocas, passando desde as datas comemorativas até o entretenimento, como as rodas de samba e os bailes funks.
SAIBA MAISProduzem comunicação por e para a Rocinha. O conteúdo é desenvolvido por moradores e jornalistas nascidos e criados no território, sempre pensando em identidade, representatividade e cultura favelada.
@jornalfalaroca SAIBA MAISRealiza oficinas gratuitas de basquete para crianças e jovens da comunidade do Jacarezinho. Hoje, as aulas acontecem regularmente numa quadra pública que foi reformada pela iniciativa. Idealizado em 2021.
@jacare.basquete SAIBA MAISFeira que valoriza o trabalho da mulher negra a partir do fortalecimento das afro-empreendedoras que ali comercializam seus produtos. Ao mesmo tempo, propõe o aumento do repertório dos visitantes sobre a cultura afro-brasileira e sua história, através de debates e outras atividades culturais.
@feiracrespaoficial SAIBA MAISIncentiva o gosto pelos livros a partir de atividades de incentivo à leitura. Sendo uma organização de base comunitária, busca enriquecer o universo simbólico, as trocas culturais e o senso crÃtico das crianças, adolescentes e jovens moradores do Complexo do São Carlos.
@livreteriapopular SAIBA MAISRevitaliza pequenas áreas dentro da comunidade do Borel a partir da utilização de elementos artÃsticos que visam ressignificar estes espaços. Com isso, influencia positivamente o cotidiano dos moradores, ao mesmo tempo que democratiza o acesso à arte, que comumente se restringe a museus. Desde 2016, atua na formação e na orientação de crianças e jovens, e, na pandemia, também trabalha em torno da segurança alimentar.
@coletivo_borearte SAIBA MAISOferece educação perinatal para jovens pais e mães que vivem em comunidades do Rio de Janeiro. O projeto conta também com Pré-Vestibular Comunitário.
@providenciando SAIBA MAIS