A Agência de Redes para Juventude está de portas abertas! Para quem não sabe, desde 2021 nosso famoso escritório na Lapa deixou de ser uma sala e virou a CASA AGÊNCIA: um espaço de referência para juventude no Rio de Janeiro. 

Durante 10 anos, nossa sede esteve na Teotônio Regadas. Quantas lembranças boas nós temos daquele 6º andar e da sobreloja, não é? Só de jovens, passaram por lá mais de 5.000 que fizeram parte da equipe ou participaram das turmas do ciclo de estímulo e aprofundamento. Sem contar com as visitas que vinham de diferentes cantos do mundo. 

Quem acha que a gente cansou, se engana. Queremos continuar recebendo as juventudes da cidade do Rio de Janeiro e fomentando redes de oportunidades e conhecimento. Por isso, tratamos de aumentar o espaço! A Casa Agência está na Rua da Glória, 18A, ocupando alguns andares de um prédio charmosinho. 

O propósito deste espaço é potencializar jovens agentes socioculturais de favelas e periferias da cidade, e fortalecer seus corres, projetos e ideias, gerando assim, maior alcance por meio de suas ações nestes territórios, e maior visibilidade para seus fazedores.

Nessa primeira etapa que marca a inauguração aberta ao público, convidamos você a compartilhar essa Casa com a gente! Teremos um coworking funcionando terças, quintas e sextas das 10:30h às 18h.  

Acreditamos na importância de circular pela cidade e ocupar diferentes espaços. E sabemos  que o acesso à internet irrestrita é fundamental nos dias de hoje, especialmente quando falamos de uma juventude que já tem restrição de acesso nos seus territórios, casa, escola e trabalho. Por isso, abrimos a Casa Agência também como  um espaço de encontro e troca entre a juventude periférica que realiza.

Sabendo disso tudo, veja abaixo como participar.

  1. Sede para projetos e coletivos durante 4 meses. Neste caso, você pode ter acesso a uma sala para reuniões de até 6 pessoas, mesa de trabalho e espaço para deixar materiais. Formato: Gratuito. 
  2. Espaço de estudo ou trabalho solicitado de forma individual durante 4 meses. Você terá acesso a um computador de mesa ou espaço para usar o seu notebook. Formato: Gratuito.
  3. Espaço para reuniões de trabalho, formações ou planejamento com até 12 pessoas – solicitação por data. Formato: Ajuda de custo destinada a manutenção do espaço.

* Os espaços contam com wifi, copa e banheiro.

Perfil para cada categoria: 

  • Sede para projetos e coletivos: projetos criados a partir da metodologia da Agência ou que tenham integrantes que já participaram dos ciclos como jovem ou equipe.
  • Espaço de estudo ou trabalho solicitado de forma individual  jovens que precisam de computador e internet para:
  • estudar e pesquisar;
  • produzir conteúdo e resolver questões administrativas dos seus empreendimentos; 
  • Espaço para reuniões de trabalho ou planejamento com até 12 pessoas – ong’s, coletivos e empresas. 

Curtiu a proposta? Preenche o formulário para a gente te chamar para trocar uma ideia.

Link: https://forms.gle/3gJPzNn8G5y5HcdU8

E para você já se organizar, segue o cronograma da chamada: 

Dia 18/04 – Divulgação dos pré-selecionados 

Dias 19 e 20 – Entrevistas individuais online

Dia 04/05 – Abertura/inauguração 

A Agência de Redes para Juventude agradece sua participação e interesse! 

Este projeto recebe o fomento da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA. 

Rio de Janeiro, 05 de abril de 2023.