Sobre a Rocinha, R de Rainha

Mapear é ampliar redes: Rocinha e Centro mapeando ideias
8 de julho de 2014
O abecedário da Cidade de Deus
15 de julho de 2014
Exibir Tudo

Sobre a Rocinha, R de Rainha

Como mandar o papo do que é a Rocinha? Fazendo um abecedário. Claro e direto, ele foi a dinâmica do último sábado nos estúdios da Agência de Redes para Juventude. Expor as impressões do lugar e dos projetos, suas características mais importantes e as formas mais fáceis de apresentá-lo e reconhecê-lo. Abecedário é isso: papo reto.

O dia de jogo do Brasil não desanimou os jovens moradores da Rocinha a participarem o estúdio de criação, que acordaram cedo para aprofundar a concepção das ideias através do abecedário. Ou melhor, dia de trazê-las à superfície, torná-las claras, evidentes. O que sua ideia representa na real?

Jovens construindo o acróstico sobre a Rocinha

A Rocinha mesmo, no olhar dos jovens, pode ser facilmente reconhecida por vários significados. R de Rainha estava no abecedário em que a gente encontrava, com muito humor, outras palavras que também nos davam a impressão rápida e clara do território. O de oportunidades, C de criatividade, I de integração, N de nordestino, e por aí vai. Cada jovem possui seu próprio acervo de impressões e juntos trabalhavam para construir uma visão geral do lugar onde vivem.

Rocinha também é S de Showekei. Esse é o projeto de estamparia, roupa, design (isso mesmo, tudo junto e misturado), formado pela Raisa Dias, de 16 anos, Rayanne Dias, de 19, Luelly Gonçalves, de 17 e Suelen Ribas, de 28, que promete dar o que falar. Nos últimos preparativos para a apresentação da banca mais uma letra que chama a atenção e resume o gás e a intenção das meninas é a V, “Vamos Causar”, comentaram. A ideia é muito mais voltada para valorização da mulher dentro do território, que será o principal. E para isso acontecer, “Z de zap zap para vendas” entrou no abecedário das meninas.

Já o Favela Jobs vem inovando a cada semana. Parece que as letras do alfabeto

Favela Jobs pensando nas palavras e frases que representam o seu projeto

não foram suficientes para expor a cabeça borbulhante dos jovens engajados na sua ideia. Voltado para divulgação, apoio e procura empregos para jovens da Rocinha, o projeto é formado por Michele dos Santos, de 18, Júnior Sampaio, de 17, Manuela da Silva de 15, Flávia Brandão, de 23 e Alessandra Dantas, de 14. Flávia mandou o papo sobre o significado da letra W no abecedário. “É de Workshop de produção de currículo, que vai ajudar a dar uma maior autonomia a ele, assim como produzir uma carta de apresentação também. A gente viu que os jovens iam nas lan house pagar para fazer currículo mas nunca aprendiam a fazer um”, comenta a jovem.

A banca tá próxima e o sábado foi esse, de treino, treino e mais treino, pois no final cada grupo apresentou sua ideia para a turma.  Falar simples não é fácil, resumir uma ideia numa palavra então, mais difícil ainda. Mas necessário. R de Rocinha, ou, melhor, de Rainha, representa a reta final da construção de novas ideias e energias para cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *