SEPETIBA É O FOCO

Você quer conhecer Santa Cruz?
14 de Abril de 2016
Boletim Extra Pontão: Intercâmbio cultural RJ-SP
4 de Maio de 2016
Exibir Tudo

SEPETIBA É O FOCO

“Eu me amarro em participar da oficina oferecida pelo Sepetiba em Foco. Além do conhecimento prático e teórico sobre artes visuais e cultura urbana que eu aprendo durante as aulas, enxergo esse espaço como meu lugar de reflexão e criação. Quando estou aqui me sinto estimulado criativamente”. Foi assim que Brendon Tomirote, 15 anos, cantor de rap e aluno das oficinas oferecidas pelo Sepetiba em Foco há um ano, definiu como se sente por participar do projeto.

O Sepetiba em Foco – projeto que chegou na Rede Agência através do processo do Pontão de Cultura Rede de Formação e Articulação dos Pontos para o Trabalho com Infância e Juventude – oferece oficina de Artes Visuais para jovens entre 13 e 29 anos de Sepetiba. A oficina acontece há um ano, encontra-se no seu segundo ciclo e já atingiu cerca de cem pessoas.

Atualmente a oficina é administrada por três jovens moradores de Sepetiba, sendo eles: Lucas Ururahy- gestor do projeto e oficineiro; Daniel Barreiros- oficineiro; e Emanuelle Borba-administradora do projeto e coordenadora do Espaço Cultural A Era do Rádio, local aonde acontecem as aulas. Entre os conteúdos presentes nos planos de aula da oficina estão: fotografia, vídeo, edição de imagem, design, arte urbana, história geral e história do próprio território.

ATRAVÉS DA LENTE, UM NOVO OLHAR SOBRE O TERRITÓRIO

Ao caminhar por Sepetiba, especificamente pela praia da Luiza, é impossível não se contagiar pelo cenário bucólico que o bairro apresenta. E para compor esse cenário, idosos jogando cartas nas mesas localizadas na orla da praia, crianças andando de bicicleta, famílias de pescadores, e pessoas que se cumprimentam copiosamente nas pacatas ruas do bairro. Esse é um dos ambientes pelos quais aos jovens – orientados pelo oficineiro Daniel Barreiros – circulam para fotografar.

“Através das lentes da câmera eu passei a enxergar o bairro de uma outra maneira. Agora consigo ver mais beleza aqui e consequentemente me sentir mais empolgado na hora de fazer as fotos”, comentou Oyaminny Dyana de 15 anos.

Jovens alunos do módulo de fotografia do projeto Sepetiba em Foco.

MÓDULOS FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL

No dia 15 de Abril, encerrou-se o ciclo de oficinas de fotografia. Cada participante precisou selecionar três fotos que tenham sido registradas no período da oficina, e nelas identificar o que foi possível traduzir da teoria para prática, e o que na prática passou de maneira despercebida.

“Estou muito feliz pelo o que aprendi no módulo de fotografia. Em casa eu já tinha o costume de ficar assistindo vídeos sobre técnicas de fotografia em casa, pelo Youtube, e as vezes até me arriscava a sair por aí fotografando. Mas depois desse período de oficina percebo o quanto minhas fotos melhoraram”, comentou Marcelo Vinicius.

O módulo de Audiovisual tem início no próximo dia 20 de Abril. Nele estarão presentes conteúdos como roteiro, produção e edição de vídeo e um aprofundamento sobre os conhecimentos de fotografia apresentado no primeiro módulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *