SEGUNDA CASA: PRODUTORES CULTURAIS, CESARÃO

FOI DADA A LARGADA: CASA DA CAROL, VILA KENNEDY
26 de novembro de 2019
CASA DAS EMPREENDEDORAS, QUEIMADOS
3 de dezembro de 2019
Exibir Tudo

SEGUNDA CASA: PRODUTORES CULTURAIS, CESARÃO

A segunda casa, esquenta pra semana #JovemFazPraJovem e pro Escuta Festival, foi organizada pelos produtores culturais! Foi dia 28, quinta-feira, na casa da Julia, mãe da mediadora do núcleo Zona Oeste Mariana Xavier. Estivemos juntos, dessa vez no Cesarão, em Santa Cruz, para conhecer a ação dos produtores culturais e debater cultura e periferia. O encontro começou com as palavras da Mariana, contando sobre o que é a Agência e sobre o que fizemos em 2019. Em seguida, os jovens líderes da Agência apresentaram o Encontro de Produtorxs Culturais Periféricxs.

O grupo de produtores culturais apresenta o Encontro de Produtorxs Culturais Periféricxs

A ação desse grupo consiste em unir produtores culturais de periferias e favelas do Rio em um encontro de celebração do que foi feito no ano de 2019 e de criação de redes para o futuro. O grupo pensa na importância de reconhecer seus pares para fortalecer a produção cultural nas periferias, e acredita nessa união como forma de potência.

Mariana perguntou aos convidados qual era o sentimento deles em relação ao encontro, e na conversa foram surgindo palavras como acolhimento, esperança, entusiasmo, boa-vontade, integração. Thiago de Jesus, convidado e morador do Rolas, chamou atenção para o fato de que muitas vezes o bairro de Santa Cruz é visto como um lugar sem iniciativas culturais, impressão que faz questão de negar. “Por isso eventos como esse são tão importantes, para as pessoas se integrarem e se multiplicarem, pra mostrar que aqui tem sim cultura”, conclui Thiago.

Thiago de Jesus fala sobre seus sentimentos na roda de conversa com outros jovens produtores culturais de favelas e periferias

A coordenadora do Escuta Festival – arte, ativismo e periferia, Luana Pinheiro, apresentou o evento, convocando todo mundo pra ocupar novos espaços, como o Instituto Moreira Salles, onde acontecerá o festival, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. Como parte do esquenta pro festival, a Cia do Invisível apresentou partes do espetáculo “Casas”, pela primeira vez em uma casa!

Cia do Invisível apresenta o espetáculo “Casas” pela primeira vez em uma casa

Temos mais três casas, em diferentes áreas do Rio, cada uma com um grupo como anfitrião e com diferentes intervenções artísticas. Em seguida, as tão esperadas ações dos jovens líderes vão pra rua, do dia 7 ao dia 12 de dezembro, na semana #JovemFazPraJovem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *