Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Cultura

apresentam

Direto da Agência » 16.12.2015 - Conexões e Comunicação

RESULTADO DA BANCA DE IDEIAS 2015

 

A moda do próximo verão é agir na cidade! Sem perder tempo, a juventude carioca de origem popular inicia, em janeiro, uma nova fase de planejamento para colocar em ação as 18 ideias de projetos habilitadas na banca do Ciclo de Estímulos 2015.

Essa etapa da metodologia é chamada de desencubadora, momento de analisar de forma prática a execução dos projetos. Nela o jovem cruza novos limiares, assumindo espaço não só de criador, mas também de realizador na cidade.

Na bagagem de repertórios estão novos instrumentos como planos estratégicos, planos de negócios e orçamentos. Além do contato com parceiros da Agência e as redes estabelecidas durante o Ciclo de Estímulos. Conheça abaixo as ideias de projetos habilitadas nos seis núcleos da Agência de Redes para Juventude.

AGINDO EM MOVIMENTO

Agindo em movimento, ideia de projeto da Agência João XXIII.

Centro de referência sobre empregabilidade para jovens de Santa Cruz. O projeto prevê ações como mapeamento de oportunidades profissionais que alcancem categorias como jovem/menor aprendiz, empregos informais, consultoria administrativa para pequenos empreendedores e, ainda, cursos profissionalizantes, EAD’s e EJA’s.

As idealizadoras da proposta são Luiza Vitoria, de 16 anos, Carla Maria, Ravynne Baptista e Ysis Chriselle Moraes, de 17, e Ysabele Christiny, de 18.

   CDD PATINA

CDD Patina, ideia de projeto da Agência Cidade de Deus.

Projeto de patinação com crianças entre 6 a 12 anos que também tem o objetivo de ocupar e circular nas praças da comunidade para ampliar o universo recreativo das crianças da Cidade de Deus. Os idealizadores são Alex Dias, de 23 anos, Maria Clara, de 17, e Naiara Nascimento, de 22.

CHS - CULTURA, HERANÇA, STREET

CHS, ideia de projeto da Agência Veridiana.

Festival multicultural que vai levar Circo, Rap e Capoeira para comunidades de Santa Cruz. Os idealizadores da proposta são Matheus Silva, 17 anos, Jonathan Rodrigues, de 29, Michelly, de 24, Kaique Santos, de 17, e Ynara Noronha, de 18, bolsistas da Agência Veridiana.

CINTEGRA

Cintegra, ideia de projeto da Agência Veridiana.

Projeto de turismo histórico sobre Santa Cruz. Através de passeios guiados e peças teatrais, os moradores poderão compreender a história do bairro. A ideia de projeto foi desenvolvida por Elenice da silva, de 22 anos, Ellen Cassia, de 16, e Pablo Roberto, da Agência Veridiana.

CONECT CULT

Conect Cult, ideia de projeto da Agência Pavuna.

Oficinas de circo, teatro e graffiti no Orfanato Projeto Criança Feliz. A iniciativa ainda traz propostas como elaborar os figurinos, a cenografia e os instrumentos do circo a partir das aulas de graffiti, além de distribuir um livro relatando a experiência das oficinas através de fotografias. As idealizadoras da proposta são Sabrina Fernandes, de 17 anos, Suely Werneck, Carolaine Gonçalves e Tais soares, de 16, da Agência Pavuna.

ESSA RUA JÁ É MINHA

Essa rua já é minha, ideia de projeto da Agência Centro.

Irá desenvolver brincadeiras infantis tradicionais nas ruas. O objetivo é resgatar os espaços públicos como praças e becos possibilitando uma nova ocupação para o público infantil. O grupo idealizador é formado por Denise Alcides, de 27 anos, Karine de Queiroz, de 18, Lidiane De Senna, de 23, Milena de Sena, Rayane Alexandra e Thayane Aleixo, de 16, bolsistas da Agência Centro.

ESTILIZANDO NA FAVELA

Estilizando na periferia, ideia de projeto da Agência Batan.

Pretende trabalhar o conceito da moda masculina no Batan e Fumacê desenvolvendo ações que integrem barbearia e  customização de roupas. A dupla idealizadora da ideia de projeto é formada por Leonardo dos Santos e Marcos Alexandre, de 18 anos, participantes da Agência Batan.

FEMININJAS

Femininjas, ideia de projeto da Agência Cidade de Deus.

Aulas de autodefesa para mulheres da Cidade de Deus para incentivar a autoconfiança e o empoderamento físico e psicológico. A ideia de projeto foi desenvolvida por Jeane Cristina, de 16 anos, e Milena Pinheiro, de 17, participantes da Agência Cidade de Deus.

INCLUSIVE

Inclusive, ideia de projeto da Agência Rocinha.

Produção e apresentação de esquetes teatrais para divulgar informações sobre a dislexia. As idealizadoras do projeto são Cíntia de Oliveira, de 28 anos, Deiziane Maria, de 15, e Miriam Rosana, de 20, bolsistas da Agência Centro.

 MUDA

Muda, ideia de projeto da Agência Pavuna.

O grupo propõe resgatar a memória histórica da Praça Ênio, Praça do Chico, Reta do Metrô Rubens Paiva, Parque Columbia e Conjunto Village na Pavuna através de ações como contação das histórias, confecção de painel grafitado, registro das percepções geradas em zines e recortes. Os idealizadores da proposta são Clara Sabino dos Reis, de 18 anos,  Luana de Oliveira, de 20,  Jéssica da Silva, de 24, e Mayla Aparecida, de 16, bolsistas da Agência Pavuna.

NOTAS VIAJANTES

Notas Viajantes, ideia de projeto da Agência Batan.

Documentário musicalizado por jovens do Batan para contar a história do território. O grupo é formado por Vladimir de Mello, de 21 anos, Alessandro Fontes e Rowena Valença, de 18, bolsistas da Agência Batan.

  ORCHESTRA

Orchestra, ideia de projeto da Agência João XXIII.

O projeto irá realizar aulas de violão, percussão e conserto de instrumentos musicais danificados adquiridos através de doações da comunidade. Os idealizadores da proposta são Camila Stork, de 25 anos, João Gabriel, de 16, Carlos Eduardo e Katlen Luiza,  de 18,  Thamara Rodrigues, de 15, e Renan Augusto, de 27, todos bolsistas da Agência  João XXIII.

SEM BARREIRAS

Sem Barreiras, ideia de projeto da Agência Cidade de Deus.

Projeto que irá desenvolver atividades artísticas para melhorar a capacidade de leitura e fala de crianças com síndrome de down. As idealizadoras  são Wandressa Cristina, de 16 anos, Simone Santos, de 24, Thatiany dos Santos, de 25, Ágata Venâncio, de 18, e Iasmin Sant’Anna, de 17, da Agência Cidade de Deus.

SILVER TAPE

Silver Tape, ideia de projeto da Agência Veridiana.

Festival de Artes Urbanas envolvendo grafite, skate, rap e fotografia. O projeto irá circular pelas praças de Santa Cruz com o objetivo de ressignificar a cena da arte e cultura urbana no bairro. A dupla idealizadora é formada Victor Vieira, de 21 anos, e Daniel Barreiros, de 24, bolsistas da Agência Veridiana.

SOLTANDO IDEIAS

Soltando Ideias, ideia de projeto da Agência João XXIII.

Festival de pipa com apresentações teatrais em formato itinerante para ocupar praças e lugares públicos de Santa Cruz. A ideia de projeto foi desenvolvida por Ana Lucia Albergaria e Beatriz Stephannie, de 18 anos, Bruna Cristina e João Paulo de Assis, de 15, e João Lucas de Almeida, de 17, da Agência João XXIII.

TAEKVIDA

Taekvida, ideia de projeto da Agência Batan.

Projeto que irá oferecer aulas de taekwondo e trabalhar a filosofia do esporte com jovens do Batan. Os idealizadores da proposta são Felipe Nascimento, de 15 anos, Lorran Oliveira, de 20, e Rodrigo Reis, de 16, da Agência Batan.

THE BROOKLYN.REC

The Brooklyn.Rec, ideia de projeto da Agência Centro.

Estúdio de gravação e web rádio para artistas moradores de territórios populares que estejam ligados ao rap ou a outros estilos musicais. A ideia de projeto foi construída por Flavio Patrick, de 22 anos, Tailan Souza, de 16, e Yasmin Lima, de 20, da Agência Centro.

TODOS SOMOS

Todos Somos, ideia de projeto da Agência Pavuna.

Curso que irá desenvolver oficinas de customização, automaquiagem, acessórios e roda de conversa para repensar padrões de beleza nas escolas da Pavuna. O grupo idealizador da proposta é formado por Jonathan Salvador e Thaís Souza, de 25 anos, Tatiene Alessandra, de 21, Anna Caroline, de 20.