Provitour em ação

Costurando a paz e customizando a vida
15 de Maio de 2013
Estreia do filme Geração Agência
18 de Maio de 2013
Exibir Tudo

Provitour em ação

Ontem, o Provitour iniciou seu curso de guia de turismo na Providência e no seu entorno. O projeto, desenvolvido naAgência de Redes para Juventude e coordenado por João Batista e Fábio Gomes, vai formar cinco jovens para guiar visitantes pela comunidade, contando sua história e vivenciando seu cotidiano.

 

João Batista e Felipe Borges guiaram os jovens da região denominada Toca até a Vila Olímpica.

No último sábado, o projeto realizou uma festa de inauguração, na qual foram apresentados o curso, a equipe e o jovens que fazem parte da iniciativa. Estiveram presentes também comerciantes parceiros que vão receber os turistas atendidos pelo Provitour, como a senhora Rosana do Bar da Loura e Gelada do Moreno. 

O grupo é formado pelos jovens André Feitosa, Milena Andrade, ambos de 14 anos, Paulo Dantas de 16 anos e estudante de história Felipe Borges e o coordenador João Batista. Eles percorreram da região denominada Toca até a Vila Olímpica e atravessaram diversas fases da história da comunidade e do Brasil, como o período da venda de escravos, realizado no Porto e o auge do cultivo de café, que chegava do Vale do Paraíba até a Central do Brasil e era escoado até onde hoje está a Vila Olímpica.

 

Na Vila Olímpica, os jovens receberam a apostila do curso e conheceram mais sobre a história da Providência.

“É importante falar da onde ela mora, mostrar que a favela tem coisas boas. É uma experiência” disse Deusselena Andrade, que levou sua filha Milena para o encontro. “Vai ser uma oportunidade de melhorar meu inglês e seguir nesse área na qual tenho curiosidade”, disse Milena.

O curso vai durar dois meses, com módulos sobre história, com o professor Felipe Borges e moradores da comunidade, técnicas de turismo e no final, os jovens terão uma experiência prática, guiando os turistas pela comunidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *