Providenciando a favor da vida tecendo redes

1º Jazz na Laje: Jazz, favela e pôr-do-sol
6 de Março de 2013
Reciclart lança a marca #Mona
13 de Março de 2013
Exibir Tudo

Providenciando a favor da vida tecendo redes

Quando Raquel Spinelli, coordenadora do Providenciando a Favor da Vida, pergunta aos moradores da Providência – na maioria mulheres – se conheciam alguma grávida, a resposta é unânime: “grávida é o que não falta aqui!”.

 

 

 

 

 

 

 

 

As atividades do projeto voltam na próxima terça-feira, 12 de março. A mobilização desta semana convocou mulheres grávidas para a quarta turma do curso de gestantes, que envolve uma série de encontros sobre autoestima, sexualidade, planejamento familiar e geração de renda. Outra turma está sendo inaugurada agora, a de Acompanhamento, aberta para mulheres que já deram à luz, que participaram ou não das edições anteriores do curso. Nesta turma, o aprendizado envolve costura e artesano e qualquer mulher, mesmo que não seja mãe, também podem participar.

Raquel Spinelli e a educadora do projeto, Sonia Faber, percorreram a Pedra Lisa, a parte mais pobre da comunidade Providência. Lá, Rosângela Lima, é mãe de uma jovem gestante , confirmou a presença da filha e da nora, Raíssa, uma jovem que já participou do Providenciando. Tainá da Costa, mãe de Michael, de 10 meses, que confirmou presença no curso de Acompanhamento. “Há muito tempo que eu quero mexer com roupas”, disse Tainá, que mostrou interesse especial em aprender crochê.

Para Sonia, a sua motivação em participar do projeto está na dedicação de Raquel Spinelli. Formada em Educação Física, com especialização em Gênero e Sexualidade, Sonia acredita que “dentro das comunidades existe essa cultura de ser mãe jovem. Existem vários motivos para isso, por exemplo, quando se é mãe, a mulher conquista um outro lugar na família”, afirma a educadora, que enxerga no projeto uma capacidade de mostrar novas perspectivas de vida para essas jovens.

Ter filhos não é um problema para o projeto. O principal objetivo do Providenciando a Favor da Vida é criar uma rede de solidariedade e reflexão sobre ser mãe e ser uma jovem mulher, com mais autonomia e segurança. Você pode acompanhar as atividades do projeto através do blog e do perfil no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *