Providência, degrau por degrau

Sol e tranquilidade na Rocinha
18 de setembro de 2012
Inscrições dos Jovens e Mobilização Digital na CDD
18 de setembro de 2012
Exibir Tudo

Providência, degrau por degrau

E que dia não tem sido especial na Agência de Redes para Juventude? Até hoje, cujo objetivo tinha muito de burocrático: entrega dos documentos necessários para a matrícula dos novos bolsistas da Agência.

Foi uma manhã agitada! A mediadora Patrícia Rodrigues, os universitários Yago Mariano e Josie Silva e o produtor local, Paulo Bismarck coordenaram essa tarefa.  Nada fácil com tanta gente e expectativas juntas!

Além desta documentação, outro tipo de “matrícula” foi realizado por esses jovens: eles foram inscritos no site da Agência e nos grupos de trabalho no Facebook. A internet é uma ferramenta muito importante no Ciclo de Estímulos da Agência. A maioria possui seu perfil e muitos já eram amigos entre si nessa rede.

Adicioná-los fez com que pudéssemos conhecer um pouquinho mais de cada um. Olhar rapidamente algumas fotos – eu as deles, eles as minhas – ver alguns posts, enfim, estabelecer este contato, que é público e íntimo, nos tornou um pouco mais desinibidos. Parceiros de trabalho que se misturam na vida.

Tayrine

Dentre tantos jovens que passaram pelo dia de hoje, Tayrine Helena, 18 anos, chegou numa hora mais tranquila. Enquanto nos adicionávamos no Facebook, conversávamos sobre expectativas e ideias em relação à Agência.

Para montar seu futuro projeto, ela parte de sua experiência como estudante de Ensino Normal (formação de professores). Sua vontade é criar um grupo de explicadoras para comunidade, que proporcione “uma aula dinâmica, outra maneira de estudar” e/ou uma biblioteca, além daquela instalada na UPP. Segundo ela, a ideia é que essas práticas e espaços interajam com a comunidade.

Já que estávamos todos nos reconhecendo nessa outra etapa da Agência, alguns jovens bolsistas participaram desse vídeo de apresentação:

Mapeando os bytes

A finalidade de adicionar todos os bolsistas nas redes da Agência é de colocá-los conectados a novos repertórios na web. A internet será uma grande ferramenta na nossa metodologia. Porém, nem todos possuem internet em casa, por isso, na parte da tarde, a equipe foi a procura de parceiros de acesso à web.

Fizemos uma breve sondagem com os bolsistas e montamos uma lista de lugares. Guiados por Paulo, chegamos a Ladeira do Barroso, numa casa simplesmente nomeada por “Lan House”.

Lá fomos recebidos pela Sra. Ester Aury. Vinda de Belém do Pará, moradora da Providência há 40 anos ela é conhecida por todos na comunidade. Na vida, sempre teve um lema: não ficar parada, não deixar de trabalhar. “Não depender de ninguém melhora a nossa autoestima”.

Notando que seus clientes sempre saiam para comprar algo de comer, Ester montou também uma banquinha de doces e salgadinhos.

E decidiu voltar com uma antiga especialidade: o bolo de chocolate. Com calda colocada na hora, fresquinha! Ninguém resiste… muito menos a equipe:

E quanto à parceria? Confirmadíssima! Além dela, conseguimos o apoio do senhor Carlinhos 70, dono do bar Welcome, que segundo ele, tem o melhor forró da Provi; da senhora Cláudia, trançadora de cabelos e de André Leandro, dono da lan house DVD House.

Degrau por degrau todo mundo está redescobrindo a Providência: a equipe da Agência em sua procura por parceiros; os comerciantes locais ampliando os horizontes de seu negócio e os jovens começando a marcar seu espaço na Agência, com seus documentos legais e perfis na internet.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *