Perfil: Nós com Todos

Perfil: Conexão Cultural CDD
19 de Janeiro de 2012
Outro verão!
19 de Janeiro de 2012

O nome simboliza uma unificação; expressa essa vontade de nós estarmos juntos com os outros membros da comunidade e da sociedade— Wallace Santos

O projeto de dança Nós com Todos atua no Complexo do Borel, zona norte do Rio de Janeiro. Tem como mentores e idealizadores jovens que mal fizeram 18 anos e já são agitadores culturais em suas comunidades. Os protagonistas dessa história são Juliana Santos, Wellington e Wallace, que curtem a cultura hip-hop e do funk, duas modalidades de arte urbana presentes no projeto.

Os três jovens nasceram e se criaram num ambiente diferente do que vivem hoje no Complexo do Borel. Borel e Casa Branca são comunidades vizinhas divididas durante anos por conflitos e desavenças. Com o advento da Unidade de Policia Pacificadora, as duas favelas se viram livres dessa “cortina de ferro”. Mas, de tão habituados à desconfiança, os vizinhos mal se falavam.

“Esse nome simboliza uma unificação, ” diz Wallace Santos. “Expressa essa vontade de nós estarmos juntos com os outros membros da comunidade e da sociedade.”

Na inauguração em novembro de 2011, na quadra do Casa Branca, no alto do morro, a desconfiança comecava a minguar. Dentre os presentes, um convidado especial: o rapper carioca MV Bill, criado na periferia da zona oeste do Rio. Além de uma fala de apresentação protagonizada pelos jovens bolsistas, rolou ainda passinho e B-boy na pista principal, e muito cachorro-quente com refrigerante.


As oficinas aconteceram todos os sábados e domingos no mês de janeiro 2012; alunos e professores prepararam uma apresentação final, encerrando essa primeira etapa do projeto com chave de ouro. O grupo pretende arrecadar fundos para dar continuidade ao Nós com Todos, deixando um legado de arte e expressão corporal em prol da unificação. Batalha agora, só se for a do passinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *