Perfil: Conexão Cultural CDD

Perfil: Boca de Lixeira
18 de Janeiro de 2012
Perfil: Nós com Todos
19 de Janeiro de 2012
Exibir Tudo

Perfil: Conexão Cultural CDD

Nossa comunidade tem de tudo– Guilherme Gonzales

A Agência Redes para a Juventude encoraja o jovem a desenvolver um olhar crítico. Foi dessa ferramenta que Guilherme Gonzales, Luiza Braga, Ricardo Fernandes e Carolina Meirelles lançaram mão, ao enxergar na Cidade de Deus, uma favela que oferece grande riqueza cultural, uma carência. Faltava misturar tudo o que existe ali: o bom e velho funk à música clássica, a rima do rap às rimas da poesia, o passinho do menor ao jongo.

Com o propósito de atender essa demanda, criou-se o Conexão Cultural CDD, evento mensal que abriga expressões artísticas multiculturais, promovendo o encontro do diferente para gerar um espaço em comum.

“Nossa comunidade tem de tudo. O que não existe é um lugar que abrigue esse todo. Nós queremos dar um lar aos artistas locais, e criar uma alternativa para o morador que se desloca à outros bairros a fim de curtir algo diferente”, diz Guilherme.

A inauguração do projeto contou com a presença do grupo clown de teatro “Anjos do Picadeiro”, que entreteve adultos e crianças com números de mágica e gincanas. A música ficou por conta dos artistas locais MC Thynnin e Leandro Gonzo, que fizeram a festa depois da apresentação do grupo infantil “Os arteiros”, que atuam na comunidade sob a tutela de Ricardo Fernandes.

A segunda edição do evento,  “Conexão de Verão”, aproveitou a estação mais quente do ano e as férias escolares para gerar um acontecimento na comunidade. A programação incluiu música com a cantora Danda Mariana; exibição de curta-metragem inédito dirigido por Wagner Novais, um dos diretores do filme 5x Favela; intervenções poética e teatral; e exposição fotográfica com autoria e curadoria da bolsista Carolina Meirelles. Além disso, havia o funk, com flashbacks das décadas de 1980,1990 e de 2000.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *