Perfil: Boca de Lixeira

Perfil: Comunidade Fashion
16 de Janeiro de 2012
Perfil: Conexão Cultural CDD
19 de Janeiro de 2012

Queremos que os moradores tenham consciência de que a favela é um espaço de cultura e lazer, e para mostrarmos isso para nós mesmos, precisamos cuidá-la e preservá-la. — Joice Pires

O objetivo do projeto Boca de Lixeira, pensado por Joice Pires, Leandro Tomaz e Andressa Magalhães, é conscientizar os moradores sobre a importância da separação do lixo e de seu benefício para o meio ambiente e a saúde. Para isto, o projeto forma um grupo de quinze jovens para sensibilizar a comunidade sobre a educação ambiental, e realiza seis mutirões de limpeza, no período de dois meses.

Os jovens interessados no projeto ganham uma capacitação sobre educação ambiental e atuam como sensibilizadores em suas comunidades. Cada uma das comunidades (Pavão, Pavãozinho e Cantagalo) participa de dois grandes mutirões.

Este é um projeto cujos idealizadores apreenderam com a metodologia da Agência a importância da relação entre as intervenções dos projetos com as necessidades do território. Durante os primeiros meses da Agência, os bolsistas já se preocupavam com as questões de limpeza na comunidade que, futuramente, pode sofrer danos ambientais.

Como queriam formar um grupo de jovens em educação ambiental mas não tinham experiência para isso, o grupo buscou apoio de uma instituição experiente no assunto. O projeto fez uma parceria com o Programa Reciclagem Solidária  da ONG Eco Marapendi. O Reciclagem Solidária ofereceu três dias de formação gratuitamente aos jovens e acompanha as ações do projeto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *