Outro verão!

Perfil: Nós com Todos
19 de Janeiro de 2012
Perfil: Conscientização e Arte Batan
19 de Janeiro de 2012

UM ROTEIRO QUENTE PARA QUEM QUER CONHECER A AGÊNCIA

Não vai faltar o que fazer!

Neste dia 3 de fevereiro no CIEP do morro do Borel, às 17 horas, acontece o lançamento do projeto do jornal O Morro, com coquetel, lançamento do site, uma palestra a ser proferida por um jornalista convidado, e a seleção de dez jovens que irão contribuir ao mais novo veículo noticiário da comunidade. Para outras informações é só checar a página do projeto no Facebook. O jornal começa a circular em fevereiro.

Também no dia 3, o Portal ProviSom inaugura no Morro da Providência com um coquetel, a bateria do Seu Nélio, e apresentações de balé e do grupo Portal. Local e horário a confirmar, é só checar a página do projeto no Facebook.

Fevereiro é fogo! Dia 3 às 20 horas inaugura o projeto Comunidade Fashion, de oficinas de moda e apresentações das peças produzidas, em Chapéu Mangueira/Morro da Babilônia, na quadra da FAETEC.

No Batan, Reciclando o Cotidiano inaugura dia 04, às 16h30, na Praça do Barro, em frente a UPP. Quem tiver a sorte de estar presente vai ouvir uma palestra, ver a inauguração de lixeiras para recicláveis, a implantação da horta vertical com a ajuda de crianças da comunidade, participar de uma oficina de técnicas simples de artesanato e desfrutar de um lanche.

Das 10 às 12 horas, também no dia 4Meu Mundo Afro inaugura na Praça Padre Júlio Grotén, na Cidade de Deus. Será montada uma exposição sobre cultura negra: “Black Faces” e “O mapa do meu cabelo”, e haverá também um desfile, da  “Garota Meu Mundo Afro”. O projeto oferece aulas de competências básicas (português e matemática) e oficinas de implantes e trançados.

Confira os projetos já inaugurados e que estão em ação no território!

O projeto Centro Integrado Borel, o CIB, inaugura dia 14 na Quadra da Unidos, para oferecer um curso completo de idioma inglês e tecnologia digital aos moradores da comunidade. Renata Codagan, coordenadora da Agência, inicia uma apresentação do projeto aos quinze alunos e seus pais e amigos, seguida por explicações de metodologia e estrutura de aulas, pelos professores de inglês e informática contratados pelo CIB. O objetivo do projeto é oferecer uma preparação de qualidade para o mercado de trabalho.

No dia 17 às 19 horas no Borel, o projeto  A Arte Imita a Vida apresenta o projeto com a presença da professora de teatro Ana Cê. Ela fará uma explicação da metodologia das aulas de teatro. Os participantes do projeto irão contar as histórias da comunidade que recolheram com moradores, e haverá também dança, do “Nós com Todos” – outro projeto da Agência no Borel. O local é a Casa da Acolhida Marista, Rua da Cascata, 64 – Tijuca.

Também no dia 17, o projeto Esporte e Paz faz uma inauguração, às 16 horas na Vila Olímpica da Gamboa, com coquetel de abertura e aula inaugural de Muay Thai, a arte marcial tailandesa. O projeto é uma academia de artes marciais comunitária no Morro da Providência.

Reciclart oferece um coquetel de abertura e apresentação do projeto para sua inauguração dia 18 às 9 horas, no CRJ do Cantagalo/Pavão-Pavãozinho (Criança Esperança). O grupo vai transformar lixo em artesanato, no Cantagalo.

No dia 20 no Batan, a Ubatanfa revoluciona o mundo das grávidas jovens, com uma explicação do projeto seguida por uma sessão de terapia holística para o grupo, liderada pela terapeuta Grazielle. O evento acontece às 15 horas na loja do grupo, na rua Lino de Morães, 465, número 4– onde também será possível comprar fraldas descartáveis a um preço mais acessível do que na farmácia. As sessões seguintes do grupo, atendido por uma série de enfermeiras, agentes de saúde e outros profissionais na área da saúde da mulher, serão toda tarde de sexta-feira na ONG Tatiane Lima. De manhã, quem quiser fazer uma terapia individual será atendida.

Ler e Brincar inaugura no sábado dia 21, a partir das 10 horas na casa de Dona Iracema, Ladeira Ary Barroso, 66, casa 20, Morro da Babilônia. Acontecerá uma recepção com lanche, leitura e brincadeiras para  um grupo de crianças. Os livros e brinquedos da biblioteca são fruto de doações e aquisições feitas com o orçamento da Agência. 

Dia 22 no Batan será a vez das crianças da comunidade, com a festa inaugural do Ubatan Circo,  às 16 horas no campinho. Grupos circenses farão apresentações, dando uma ideia do que os participantes  poderão aprender nas oficinas malabares, de palhacinho, monociclo e perna de pau. As oficinas serão toda terça e quinta-feira de tarde, com início dia 24.

A cooperativa das Costureiras da Paz inaugura dia 24 na Vila Olímpica da Gamboa às 15 horas, com coquetel de abertura e explicação sobre as oficinas de corte e costura que serão oferecidas a membros da cooperativa na Providência. O projeto também visa melhorar a qualidade de vida de mulheres chefes de família, sobretudo daquelas que são ou foram vítimas de violência doméstica.

No dia 27 às 18 horas, o projeto Entre o Céu e a Favela — que articulará uma rede de ações socioculturais no morro da Providência através de um informativo mensal– inaugura no Cruzeiro, morro da Providência. Trata-se de uma leitura lúdica de matérias de jornal com a participação de Paz Berti, um argentino que se mudou para Providência, atuou no Ocupa Rio e compõe funk em portugês, espanhol e portunhol; do Tá na Rua, um grupo de teatro de rua do Amir Haddad; e da tradicional bateria infantil do Seu Nélio. Em caso de chuva o evento o acontecerá na Casa Amarela. 

O grupo da CDD Para o Mundo se lança no dia 28 às 9 horas no CRJ, com um roteiro de turismo educativo para quinze crianças de entre cinco e doze anos. Primeiro, o grupo irá conhecer os pontos principais da comunidade, para em seguida fazer uma oficina de arte educativo sobre a Cidade de Deus. As atividades seguem sempre aos sábados às 11 horas.

Também no dia 28 o projeto Estilo Favella inaugura na Cidade de Deus, com uma apresentação do projeto para os colaboradores, um desfile com sete modelos com as roupas do Estilo Favella, seguido de um coquetel. Acontece na Associação de Moradores da CDD, às 15 horas. O projeto oferece oficinas a costureiras que queiram aprender a customizar camisas, que serão comercializadas.

Dia 28 promete mesmo! Acontece também a inauguração do projeto Bela Arte Jazz, às 19 horas na Quadra Alegria da Zona Sul no Morro do Cantagalo. Depois de uma explicação do projeto, haverá um convite para a inscrição dos presentes entre doze e vinte anos, para aulas de teoria musical e prática instrumental em saxofone,trombone e trompete. Depois, prazerosas apresentações de dança de salão pelos dançarinos Vinicius Villiger e Flavia Teixeira , do coral Harmonicanto, da Bateria Mirim do Mestre Dá, e de música big band pela Orquestra Bela Arte Jazz, com a regência do Maestro Constâncio.

Dropando na Comunidade, um projeto de turismo e intercâmbio cultural na favela, inaugura dia 29 às 13 horas no Espaço Centro de Referência da Juventude no Cantagalo. Quem paga  R$10,00 ganha um prato de feijoada com refrigerante, a primeira apresentação da companhia de dança de Hip Hop H2BK (também projeto da Agência), e, com o DJ Lorão e sua Equipe Espacial, uma apresentação da CIA STILO.

 

2 Comentários

  1. […] aqui o calendário de atividades da Agência até o fim de janeiro: […]

  2. […] Quer saber mais sobre esse projeto e outros tantos que estão acontecendo nas favelas do RJ? É só clicar em http://agenciarj.org/outro-verao/. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *