NOW: Encontro Internacional de Cultura e Juventude

Jornada do herói é aqui e agora
29 de setembro de 2015
Troca uma ideia?
9 de outubro de 2015
Exibir Tudo

NOW: Encontro Internacional de Cultura e Juventude

O Rio de Janeiro recebe nos próximos dias 2, 3 e 4 de outubro a juventude agora no mundo. O evento NOW – Encontro Internacional de Cultura e Juventude reunirá jovens de origem popular de diversos países com pesquisadores de universidades nacionais e internacionais e representantes do poder público para debater políticas públicas para a juventude. O encontro, realizado pela Agência de Redes para Juventude com patrocínio da Prefeitura do Rio, acontecerá em diferentes pontos da cidade: a sede da Agência, na Lapa, a Arena Jovelina Perola Negra, na Pavuna, e o Espaço Central, na Rua Benedito Hipólito nº1.

O NOW é mais uma ação da Agência de Redes Para a Juventude para pensar a cidade e a inserção do jovem de origem popular nas redes que determinam o jogo social de oportunidades. Durante três dias, o encontro aproximará jovens criadores de quatro países, ligados as experiências metodológicas da Agência, para debater as relações da juventude com as instituições. O objetivo é pensar, a partir das experiências de criação e ação nos territórios, novas possibilidades para que as políticas públicas de juventude causem impacto e maior alcance.

A programação

Sexta-feira – 02/10

O primeiro dia de programação traz reflexões sobre a aplicação da metodologia da Agência e as ações geradas através delas. Iniciando na sexta à tarde, o evento promove o lançamento do novo ciclo de intercâmbio entre Brasil e Inglaterra. Para apresentar as novas ações, estarão reunidos em debate na sede da instituição, na Lapa, Marcelo Calero (Cultura, Rio), Suzie Henderson e Liz Moreton (The Agency, Londres e Manchester), Morag Shiach (Queen Mary University London), Paul Heritage, Veruska Delfino (Coordenadora de Produção da Agência no Brasil), Ana Paula Lisboa (Coordenadora de Metodologia da Agência) e Marcus Faustini (idealizador da metodologia).
A noite tem como foco o reconhecimento dos jovens e suas criações! Um coquetel será realizado para apresentar os impactos dos 15 projetos criados por jovens de favelas do Rio de Janeiro apoiados pela Agência de Redes para Juventude. São projetos que participaram da Agência em ciclos anteriores e estão agora num novo momento da metodologia, a Rede Agência. Favela em Dança, Os Descolados, Livreteria e Jornal Fala Roça são alguns desses projetos.

Sábado – 03/10

O sábado é o dia mais rico em encontros no evento. A Pavuna, na Zona Norte da cidade, receberá adolescentes e jovens de todos os núcleos da Agência 2015 para participar de discussões emocionantes sobre temas de seu interesse: sustentabilidade na cultura; transformações no território; transformações em âmbito macro; formação de redes; entre outros serão tópicos abordados. Nove mesas de debates serão realizadas intercambiando as vivências dos jovens da Rede Agência 2015, universitários e mediadores do Ciclo de Estímulos, ativistas e pesquisadores internacionais e representantes do poder público ligados às políticas públicas de juventude no país. Além disso, a programação conta com uma apresentação do grupo de rap Antiéticos.

Domingo – 04/10

No domingo, o Pontão Agência lança sua nova ação direcionada às ações com a infância. Uma mesa será realizada pela manhã para apresentar o mapeamento dos adolescentes de origem popular de 13 a 15 anos.
A programação do evento encerra com a banca da Rede Agência 2015. Os 15 projetos de que falamos acima apresentarão seus novos planos de trabalho. A banca, formada por avaliadores do Brasil e do exterior, selecionará três projetos que receberão 25 mil reais para desenvolver três eixos: institucionalização, aprofundamento da ação no território e desenvolvimento da linguagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *