Nós Com Todos em ação

Laboratório de co-criação: Agência + ESDI
20 de Março de 2013
Os jovens do Conexão
21 de Março de 2013

Três jovens do Complexo do Borel se preparam para iniciar a segunda fase do Nós com Todos, projeto que através da cultura funk integra as comunidades Casa Branca, Borel e Formiga, territórios que, mesmo após a chegada das UPPs, mantém antigas rivalidades

Em 2011, Walace de Araújo (20 anos) Julliana Santos (19 anos)  e Welligton de Araújo (19 anos), organizaram uma oficina de dança de rua e bailes de pagofunk.  A proposta do projeto é realizar um espaço de amizade entre essas comunidades, utilizando essas dinâmicas como forma de interação entre elas.

No dia 09 de março, o Nós com Todos reiniciou seu pagofunk, em um dia de muita agitação na Casa Branca. Os jovens do projeto mobilizaram família e amigos e para a realização de mais um baile.

Em conversa com familiares de Walace Araújo foi notória a paixão que o jovem tem pelo funk desde pequeno. Sua mãe, Mônica Araújo, afirma que o filho é apaixonado pela música e que passa boa parte do seu tempo procurando batidas e se aperfeiçoando para a execução de suas mixagens. Para dona Mônica o projeto da Agência de Redes para Juventude é uma grande ocupação para seu filho e admira o empenho dele e o dos outros integrantes.

Na próxima edição do baile a proposta é cada comunidade ganhe uma pulseira de cor diferente. Os moradores precisam realizar o máximo de troca de pulseiras possível. Essa dinâmica conta com uma premiação para aqueles que conseguirem um maior número de pulseiras da chamada comunidade “oposta”.

Jovens do projeto Nós com Todos, com a tutora Patricia Andrade e a coordenadora Ana Paula Lisboa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 No dia 23 de março ocorrerá a aula inaugural com a presença do Mc Leonardo, cantor que popularizou o ritmo funk no Rio de Janeiro,que irá falar um pouco sobre sua relação com a música. Nas próximas semanas acontecerão as oficinas de DJ’s, ministradas pelos jovens Walace Lg e o Welligton de Araújo.

MC Leonardo no seminário Todas as Redes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As ações do projeto não acabam por aí. No dia 14 de abril o projeto promoverá a Batalha do Quadradinho. Detalhe: o Nós Com Todos é o criador da primeira batalha do quadradinho, que será patenteada pelos integrantes do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *