Moda no Cesarão: Início da Produção do Customynação.

#NAATIVIDADE: Suelen Ribas
23 de outubro de 2014
Encontrão da Agência no Cinema Nosso
3 de novembro de 2014
Exibir Tudo

Moda no Cesarão: Início da Produção do Customynação.

A manhã do último sábado, dia 26, foi marcada pelo início da produção de shorts customizados no quintal da casa de Ruth Oliveira, no Cesarão, em Santa Cruz. A ideia da jovem e sua amiga Myllena Silva, ambas de 16 anos, é personalizar shorts que receberem por doações e, após darem um novo estilo a eles, vendê-los pelo bairro usando uma bicicleta especial com baú, caixa de som e estilizada por um grafiteiro amigo. Uma vez por semana e sempre aos sábados. Esse é o Customynação, um dos projetos desenvolvidos no  primeiro ciclo metodológico da Agência de Redes para a Juventude em Santa Cruz. 

Ruth Oliveira e os acessórios usados para customizar os shorts.

As duas meninas durante o ciclo de estímulo começaram a pensar numa ação que unisse beleza e incentivo a autoestima das mulheres em Santa Cruz. O resultado foi a criação do Customynação. Reaproveitar shorts e calças que não servem mais para alguém e dar um novo estilo para outra pessoa  é o conceito da grife, sempre alinhada com as tendências e gosto da juventude local. Por isso, os acessórios usados são spykes, rendas, retalhos, entre outros.

Nessa primeira semana foram arrecadadas vinte peças, entre shorts e calças. Para manter um bom ritmo de produção foi pensado usar três dias da semana para customizar as roupas.  O espaço para isso foi facilmente conquistado pela ideia – e pelo afeto de quem conhece.

— Vocês são tão simpáticos que se quiserem podem montar uma sede aqui. Esse cantinho eu cimentei, então, podem ficar. Já tem o espaço — disse Cláudio Oliveira, pai de Ruth, empolgado com o empreendimento pensado pela filha e disposto a ceder um espaço de sua casa para ser sede fixa da nova grife do Cesarão.

Yago e Myllena Silva no primeiro dia de customização.

Para aprender as técnicas de customização, a dupla teve ajuda do universitário da Agência e estudante de moda, Yago Mariano, além de vídeos do Youtube. A ideia é também repassar os ensinamentos para mais três meninas do bairro, capacitando-as numa nova habilidade e garantindo uma renda extra para elas. A primeira delas foi Jullyane, que cursa o primeiro ano do ensino médio.

– Eu queria aprender a customizar e a minha mãe achou isso legal porque eu passava muito tempo no computador. Agora eu tenho uma ocupação — explicou Jullyane, de 15 anos.

Durante as próximas semanas, Ruth e Myllena continuarão com a produção e capacitação de meninas do Cesarão até o lançamento da grife pelo bairro, no mês que vem. O projeto pensado pelas meninas tem impacto na identidade da juventude de Santa Cruz, tanto para quem veste o short estilizado, como a quem estiliza.  Para fazer parte dessa rede, você pode fazer doação de short ou calça na sede da Agência de Redes para a Juventude: Rua Teotônio Regadas, 26 – sala 603, Lapa ou  passar lá na casa da Ruth: Rua 55, casa 282, Cesarão – Santa Cruz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *