Mobilização no PPG gera grandes parcerias

Inscrições dos Jovens e Mobilização Digital na CDD
18 de setembro de 2012
Alegria compartilhada no Borel!
20 de setembro de 2012
Exibir Tudo

Mobilização no PPG gera grandes parcerias

O sábado de recepção aos novos bolsistas da Agência de Redes para Juventude no Cantagalo/ Pavão-Pavãozinho foi de muito trabalho. Pela manhã, pouco mais de 20 jovens que foram selecionados se dirigiram ao encontro marcado com a equipe da Agência para serem matriculados. Mais uma vez a parceria da Agência de Rede para Juventude com a escola de educação integral Solar Meninos de Luz, situada dentro da comunidade, foi um sucesso. Os jovens que lá estiveram receberam as informações referentes ao projeto. O mediador Júlio Rosa apresentou a Agência para novos bolsistas e esteve responsável pela equipe, composta pela produtora Fernanda Faustino, pelos universitários Luciano Garcia, Priscila Lacerda, Ana Malheiros, Raquel Rodrigues e por mim.

Jovens Selecionados fazem sua matrícula

 

 

A parte da manhã deu-se por encerrada assim que todas as matrículas foram concluídas. Contudo, o trabalho não parou por aí. A tarde, um grande tour pela comunidade foi feito. Minha principal missão foi orientar a equipe na localidade, visto que moro no entorno da comunidade. Saímos em busca de novos parceiros para a Agência. Esta missão era de vital importância para o projeto, visto que, a internet é uma ferramenta essencial para o novo ciclo.

 

Logo no primeiro local visitado, o posto de saúde da comunidade, tivemos uma grande surpresa. Já estava havendo uma reunião no local. O projeto de Geopolítica da Natureza, feitos por alunos da UERJ, estava acontecendo bem no momento em que a equipe da Agência chegou. Após uma breve troca de informações, ganhamos não só o posto de saúde como um possível parceiro, mas também fizemos bons contatos para uma futura parceria com os jovens do projeto.

A equipe da Agência se encontra com o projeto Geopolítica da Natureza no Posto de Saúde local

Em seguida, a Associação de Moradores do Cantagalo nos recebeu e fechou uma grande parceria com a Agência. Recebidos por Luiz Bezerra, presidente da Associação, ele teceu elogios – “Os jovens precisam disso, aqui todos querem trabalhar, é uma ótima iniciativa”, disse o senhor Luiz.

Luiz Bezerra, Presidente da Associação de Moradores em reunião com a Equipe

Não paramos por aí. Seguimos rumo a outros possíveis parceiros como o espaço Criança Esperança, a Associação de Moradores do Pavão-Pavãozinho, a Igreja evangélica Assembléia de Deus, o Templo Zen Budista e a ONG Museu de Favela, além dos próprios moradores que eram abordados por nossa equipe, e com muito interesse ouviam a proposta de ceder um ponto de sua internet para que os jovens pudessem trabalhar. A surpresa ficou por conta de Maria Rosa, coordenadora da Capela da Anunciação, igreja cristã local, que ouviu atenciosamente e elogiou o esforço da equipe, bem como o trabalho que a Agência de Redes para Juventude promove em todas as comunidades.

Maria Rosa coordenadora da Capela ouvindo nossa proposta para os Jovens

Demos por encerrado o trabalho, conquistando no final do dia um número expressivo de contatos e parcerias que serão importantes para o projeto. O tour, por vezes cansativo devido ao sobe e desce das escadarias, nos concedeu no fim um grande presente, essa maravilhosa vista ao final de um belo dia de trabalho.

Vista da 5º estação, parte mais alta da comunidade do PPG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *