Mobiliza Rocinha

Entre a Mobilização e o Ensaio
7 de dezembro de 2012
Conhecendo os criadores dos jovens criadores
12 de dezembro de 2012

Os estúdios de criação do ciclo 2012 estão chegando ao fim. No último sábado, os jovens com os seus respectivos grupos foram às ruas e mobilizaram pessoas e instituições que acham importantes dentro da sua comunidade. O seminário que aconteçerá amanhã (8/12), na Rocinha, e nos seis territórios com núcleos da Agência de Redes para Juventude.

Durante o seminário, pais e responsáveis dos jovens e a comunidade conhecerão as ideias desenvolvidas por eles na Agência. Os jovens convidaram pessoas e instituições que acham importantes dentro da sua comunidade, possíveis redes para os seus projetos. O seminário acontece na Amabb – “Associação dos Moradores Amigos do Bairro Barcelos.

Jovens da Agência saem às ruas para mobilizar pessoas.

O estúdio dessa semana foi um preparativo para a banca. Estação Rociclagem, Fala Roça, Rocinha Express Idiomas e Rocinha Fight Dance foram às ruas pela manhã entregar uma carta formal aos seus convidados. Aproveitaram para explicar quais os objetivos dos projetos. Os universitários explicaram como funciona a metodologia da Agência.

Rosa Rio, Estúdio R e Theatrar ficaram na C4 – Biblioteca Parque da Rocinha se preparando para o seminário e ensaiando a sua apresentação para a banca. Os mediadores ficaram responsáveis por ajudar os jovens nessa missão. Durante os ensaios, recebemos a visita de Ione de Carvalho, diretora da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Na mobilização encontramos com o Leandro Martins, um dos grandes mobilizadores e ativistas dentro da Rocinha. Leandro confirmou sua presença no seminário, também convidamos a Ritinha, assistente social. Ela ficou muito feliz com o convite feito pelos jovens. Tivemos algumas dificuldades de encontrar as pessoas que os jovens gostariam de convidar, por ser sábado de manhã muitas instituições estavam fechadas. Ao longo da semana, universitários e bolsistas ficaram de convidar Tv TagarelaFabrica Verde e Rádio Brisa.

Ritinha, convidada do grupo Estação Rociclagem

No ensaio para a banca os jovens apresentaram os seus projetos no tempo máximo de 14 minutos. Esse será o critério para cada grupo, 7 minutos para apresentarem os seus projetos e 7 minutos para que os jurados façam perguntas.

“O projeto irá viabilizar a solução do problema do lixo com a reutilização da garrafa pet e óleo de cozinha. O principal benefício para a comunidade será a geração de renda e melhora no aspecto visual local. O recolhimento da garrafa pet previne o entupimento de bueiros e valas”, diz Juliana Martins. “Com relação ao óleo, o projeto diminuirá o despejo direto no solo, que não permite a infiltração da água da chuva além de entupir os encanamentos, devido a concentração de gordura”,  completa Michele Estevam, do grupo “Estação Rociclagem”.

“O projeto ofereçerá formação de inglês para os mototaxistas através da metodologia diferenciada que utilize como base as histórias e o cotidiano da comunidade. O Rocinha Express vai trabalhar com voluntários, o Instituto Dois Irmãos será um dos parceiros do projeto, ela já realiza o trabalho de trazer turistas que oferecem trabalho voluntário. O objetivo do projeto é possobilitar a comunicação entre os profissionais, moradores e mototaxistas com os estrangeiros. A ideia é que os profissionais da Rocinha se beneficiem da prática do turismo”, diz Larissa Millano do grupo Rocinha Express Idiomas.

“Na Rocinha não tem aulas de teatro para crianças, além de não construir uma nova visão e percepção cultural infantil. As potências do nosso projeto são o interesse das crianças e a interação dos responsáveis, os espaços disponíveis e as redes como a Via Sacra da Rocinha”, diz Michele Lacerda, do grupo Theatrar.

Integrantes do grupo Theatrar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *