Massagem é saúde na Cidade de Deus

Inauguração Nóis é Nóis
29 de Maio de 2013
Leitura é brincadeira de criança no Chapéu-Mangueira
11 de junho de 2013
Exibir Tudo

Massagem é saúde na Cidade de Deus

Neste sábado, o Spa Esportivo realizou a primeira aula de massoterapia na Casa de Santa Ana, na Cidade de Deus. Sob orientação da massoterapeuta Ana Paula Dias, os idosos – assim como os jovens e a equipe da Agência de Redes para Juventude – aprenderam movimentos que ajudama circulação do corpo. Essa atividade faz parte do programa criado pelos jovens Caroline Ribeiro, Jéssyca Melo e Marcos Mello para promover melhorias na qualidade de vida dos idosos da Cidade de Deus. Durante a semana, o Spa já promoveu oficinas de ginástica e expressão corporal, teatro, artes.

Seu Antônio é um dos vovôs mais ativos das atividades do Spa Esportivo. Uma fratura no fêmur o levou a ficar na cadeira de rodas por um tempo, mas não foi isso que abalou o galã das oficinas. “No final, fiquei com a bengala. Daqui até o final do ano começo a jogar bola”, completa.  Sentado na janela para aproveitar o sol da manhã, ele  foi o primeiro a chegar na aula de massagem.

O dia foi de descoberta das mãos, extremidade do corpo em que o sangue não circula com tanta facilidade. Porém, se alguns pontos forem estimulados, eles ativam a circulação do sangue e da linfa, um líquido importante que circula no organismo, permitindo a troca de nutrientes e outros materiais. Em virtude da perca de mobilidade que surge ao longo do tempo, esse tipo de exercício permite que o corpo se mantenha saudável mesmo em atividades simples, como assistir televisão.

“Aprender isso tudo foi muito especial porque eu sinto muitas dores. E ainda vou fazer na minha filha que tem tendinite”, disse a Sra. Maria José, de 74 anos. A massoterapeuta Ana Apaula Dias avalia o primeiro encontro como positivo. “Na automassagem, eles aprendem a se cuidar e carregam isso para outras pessoas. Eles entraram na proposta e durante a semana vão pensar nisso e fazer, eles gostaram”, afirma.

“Senhora para mim é quem não pode levantar mais”, disse Maria Aparecida dos Santos sobre a terceira idade na Cidade de Deus. Os idosos da CDD estão na ativa e muito longe de viver um momento de lamentações, eles querem de fato transformar essa etapa da vida na melhor idade.

Para ver mais fotos do dia, acesse nossa galeria no Flickr >> http://bit.ly/13UFKjN . Confira abaixo o vídeo com alguns momentos da aula de massoterapia:

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *