JACAREZINHO: TERRITÓRIO DE JOVENS CRIADORES

OFICINAS ONLINE E GRATUITAS DE JOVEM PRA JOVEM
7 de Maio de 2021
Exibir Tudo

JACAREZINHO: TERRITÓRIO DE JOVENS CRIADORES

A Chacina do Jacarezinho de 6 de maio de 2021, marcada pela operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro, mostra a face mais violenta da estigmatização dos moradores de favela – especialmente a dos jovens. É preciso, porém, questionar esse estereótipo e reafirmar que a juventude do Jacarezinho cria ações e projetos que mudam a realidade do território, estimulando a potência dos moradores.

Os jovens representam 28% da população do Jacarezinho (são 10.610, de acordo com o Censo Demográfico de 2010 do IBGE). Projetos como o Guia Favela, Nica Jacarezinho, Lab Jaca e Jacaré Basquete demonstram a diversidade de atividades criadas e realizadas por jovens dentro do território. São esses projetos e essas vozes que precisam estar em destaque. Por isso, dividimos este espaço com Thiago Nascimento, morador do Jacarezinho, criador do LabJaca e do Jacaré Basquete e jovem do Ciclo 2021 da Agência:

“Somos maiores que essa chacina, é terrível ver a favela ser representada a partir da violência quando ela poderia estar sendo vista a partir das nossas potências. Ver o banho de sangue protagonizado no Jacarezinho, dói. Ver a juventude morta pela bala da polícia, dói. Pensar que nessa operação falou-se em garantir direitos fundamentais da criança e do adolescente é ainda mais triste. Garantir direitos com tiro? Com águia? Com caveirão?

O Estado se ausenta ao não promover cultura, esporte e lazer, mas ele aparece com a bala, com o fuzil e com a brutalidade. Quero um Jacarezinho que de fato seja melhor que Paris, em que o direito ao lazer seja garantido, onde as crianças tenham a opção de ir jogar basquete ou estar no teatro, que os jovens possam ter acesso à universidade, possam empreender ou ter um emprego formal. Esse Jacarezinho não vai ser possível com esse tipo de política pública, não é com a violência que se faz mudança estrutural, é com saúde, educação, esporte e lazer. ”.

* Foto de capa: Thiago Nascimento em ação do Jaca Contra o Corona. / Crédito: Thiago Lima 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *