Inscrições Equipe Agência 2015

Dez pessoas que você precisa conhecer no Rio de Janeiro – parte 1
30 de Maio de 2015
Inscrições bolsista Agência 2015
17 de junho de 2015

[atualizada em 23/07/2015]

Nesta semana finalizamos o processo de inscrição da nova equipe daAgência de Redes Para Juventude. Foram mais de 650 inscritos – entre mediadores e universitários – para 45 vagas no total para atuar na ponta com os 380 jovens envolvidos (diretamente) neste ciclo.

Vocês já fazem parte dessa rede e vão levar as hashtags ‪#‎ElaineRosa‬,‪#‎Kipula‬ e tantas outras com os nomes dos jovens e projetos da juventude popular que vão fazer a cidade do Rio ser lembrada por suas invenções.

Quem acredita na ação da juventude popular acredita numa cidade menos desigual!

Agrademos a todos os inscritos pela confiança e por chegar junto na nossa metodologia!

***

A Agência de Redes para Juventude começa mais um ciclo de desenvolvimento de projetos. De agosto a dezembro a ideia é reunir diversos jovens para experimentarem a metodologia e criarem ações de impacto em seus territórios. Ao todo serão criados 18 novos projetos , que receberão cada um, até R$10 mil para sua execução. Além disso, dois projetos da cidade que trabalhem com juventude e que queiram se aproximar da metodologia terão tutoria e apoio financeiro.

O processo seletivo começa hoje com a abertura das vagas da equipe. Pode concorrer quem é universitário, artista, educador, oficineiro, mestrando, doutorando com experiência em processos artísticos ou educacionais – e que sobretudo pensa na mudança da cidade com a participação do jovem popular. Esses podem se inscrever pelo e-mail agenciarj2015@gmail.com (o assunto do e-mail deve ser Seleção Universitário ou Seleção Mediador) até o dia 20 de julho e 5 de julho, respectivamente. Todos os jovens e universitários ganharão certificados de curso de extensão da Universidade de Londres.

Segue abaixo as atribuições de cada função:

Universitário

O papel de universitário é auxiliar na execução da metodologia no Ciclo de Estímulos (período que vai da aula inaugural até a Banca). Realizar Grupos de Estudo durante a semana, pesquisar sobre a ideia do jovem trazendo novos repertórios e referencias, fazer reuniões com redes e parceiros e criar tutoriais de estudo são algumas das atribuições do universitário.
Além disso, habilidades em comunicação (fotografia, design gráfico, filmagem e edição de vídeos) são importantes para os setor de comunicação da Agência.
Para concorrer a essa vaga basta estar cursando qualquer faculdade, em qualquer período. Haverá certificação de curso de extensão com diplomas das universidades UFRJ e Londres.
A carga horário de trabalho é de 20h semanais.

Mediador

O papel do mediador é servir de interlocutor entre a metodologia e o jovem. Para isso ele precisa pensar os estúdios de criação em formação semanais, utilizando os instrumentos da Agencia, que dão base para a criação dos projetos de vida e das ações de impacto nos território. No perfil do mediador estão os artistas, educadores, oficineiros, mestrandos, doutorandos com experiência em processos artísticos e/ou educacionais.
A carga horária é de 30h semanais.

Tutor

O tutor tem o papel de também ser um interlocutor da metodologia, mas com os projetos que já foram aprovados na Banca e estão em processo de execução, seja do primeiro financiamento de 10 mil ou da Rede Agencia. O tutor também trabalha como um produtor e executor do projeto, pensando como estabelecer parcerias dentro e fora do território para a consolidação do projeto na cidade.

A carga horária é de 30h semanais.

A seleção para mediador e tutor é a mesma. É só enviar seu currículo para agenciarj2015@gmail.com tendo como assunto Seleção Mediador.

As comunidades envolvidas serão: Batan, Centro (São Carlos, Fallet, Fogueteiro, Cantagalo, Pavão/Pavãozinho Borel, Salgueiro, Chapéu-Mangueira, Maguinhos, Complexo do Alemão e Complexo da Maré), Cidade de Deus, Complexo da Maré, Pavuna, Providência, Rocinha e Santa Cruz. A expectativa é que cerca de 380 jovens sejam envolvidos diretamente neste ciclo.

A inscrição para jovens bolsistas serão abertas ainda nesta semana.

Sobre a Agência de Redes para Juventude

Envie seu currículo para agenciarj2015@gmail.com

Idealizada por Marcus Vinícius Faustini, a Agência foi criada em 2011. A metodologia proporciona ao jovem de periferia conexões e ferramentas para que possa atuar como agente transformador da cidade. Durante o processo, o participante mapeia territórios, busca parceiros e organiza as ferramentas disponíveis para que possa concretizar sua ideia pensando arte, cultura digital e a cidade no contexto do seu território e seu projeto de vida.

Através da Agência já foram desenvolvidos e coordenados mais de 60 projetos de jovens. O ano de 2015 marca a parceria entre a Agência e a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro – Eixo Rio que vai permitir a consolidação da metodologia na cidade e garantir maior qualidade de trabalho nos territórios que vão da Zona Sul à Zona Oeste.

Principais questões

Posso me candidatar para as duas vagas?
Não, consideramos importante que o candidato tenha entendimento das funções da equipe e perceba em qual perfil pode contribuir melhor para a metodologia.

Quais são os dias de trabalho?
Quem for aprovado no processo de seleção terá que estar presente em dois dias de forma integral, sem possibilidade de negociação, às terças e os sábados. O restante das horas de trabalho são distribuídos durante a semana em conformidade com a coordenação.

Tem limite de idade para estar na equipe?
Não, mas é desejável uma mente jovem.

Sobre o cronograma de seleção

O prazo de envio de currículos para as vagas é de até o dia 05/07 para Mediador/Tutor e até o dia 20/07 para Universitário. A primeira fase é de análise dos currículos e posterior entrevista. O trabalho começa na primeira semana de Agosto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *