Inaugurações da Agência de Redes para Juventude

A rede só cresce!
21 de Maio de 2013
Inauguração Nóis é Nóis
29 de Maio de 2013

O último final de semana foi repleto de novos projetos inaugurando na cidade. Nos dias 25 (sábado) e 26 de maio (domingo), 16 projetos da desencubadora da Agência de Redes para Juventude deram início às suas atividades em diversas comunidades. Veja o que rolou!

No Batan, o Se Liga Batan realizou sua primeira transmissão na rádio da comunidade. Nos postes onde ficam instalados os autofalantes,  rolou um café da manhã. Para falar no programa, foram convidados a presidente da associação de moradores do Batan, Simone Pinheiro, o pastor Lourival e Marcus Vinícius Faustini, criador da metodologia da Agência. Já no CIEP Thomas Jefferson, os projetos Charme Favela e Mosaico se reuniram para uma dupla inauguração, em um grande evento de moda e dança.

No Borel, o Boreart transformou uma rua em galeria de arte. Obras do MAM-Rio, grafite e produção de stêncil com Coletivo Gráfico fizeram parte das ações do dia. Um grupo de turistas da comunidade latina The back of yards, Chicago (EUA), visitou a série de fotografias do artista lusobrasileiro Artur Barrio, Descompressão… 1973… Descompressão (coleção Assis Chateubriand, do MAM-Rio). no restaurante Sabor do Adonai. Tem obra do coletivo Chelpa Ferro na Casa da dona Luciene Britto também. No sábado ainda rolou a inauguração da Sou Dessas!, com um coquetel na laje. O lançamento da revista de moda e comportamento dos jovens da favela contou com a presença de jornalistas do site Rio Etc. No domingo, na Quadra da Unidos da Tijuca, também no Borel, a Escola Livre do Passinho iniciou suas atividades com muita dança e inscrições para o projeto. Leandra Perfect, criadora da primeira comunidade no Orkut do passinho, marcou presença na inauguração que contou também com participações de Emílio Domingos, diretor do premiado documentário “A Batalha do Pasisnho – Os muleque são sinistro”, que entra em circuito comercial em agosto, e de Hiltinho Fantástco, grande vencedor da última edição da Batalha do Passinho, entre outros embrasados.

Na Cidade de Deus,  no centro de cuidado para idosos Casa de Santa Ana, o SPA Esportivo inaugurou reunindo 30 idosos para conhecerem a iniciativa.  O dia contou ainda com apresentação das crianças do coral da casa. Durante 3 meses os senhores e senhoras inscritos terão todos os sábados práticas de alongamento, estímulo a autoestima, aulas de teatro e expressão corporal. A noite, aconteceu a inauguração do projeto Photo Síntese , fotoclube de registro e pesquisa fotográfica que vai tornar visível a história da Cidade de Deus através da fotografia. O encontro aconteceu no Espaço Conexão Cultural, projeto também desenvolvido na Agência, e entre outras atividades, apresentou um Guia Afetivo Fotográfico do cineasta Julio Pecly, um ícone da comunidade.

Na Rocinha, o sábado foi da criançada. Um terreiro de umbanda se transformou em espaço de teatro e brincadeiras com o Theatrar. A iniciativa vai promover para as crianças da Macega, região mais pobre da comunidade, aulas de teatro e dias de brincadeiras, além de criar um grupo teatral. No domingo,  o Estação Rociclagem inaugurou sua fábrica de vassouras feitas de garrafas PET. Com adesivagem relâmpago, café da manhã, música e gincana, o projeto firmou novas parcerias com moradores da comunidade e homenagearam Tio Lino, artista plástico e liderança local que cedeu o espaço para suas atividades. Na C4 – Biblioteca Parque da Rocinha, o Fala Roça reuniu amigos, familiares, representantes da UPP, moradores e outras lideranças locais, para o lançamento da primeira edição do jornal sobre o cotidiano e a cultura nordestina na maior favela da América Latina.

Na Providência, o ProFuturo, promoveu um café da manhã e almoço de confraternização com os moradores do Hotel Santana II. Logo em seguida acontece uma entrevista com os moradores para selecionar aqueles que vão participar dos almoços com convidados interessados em conhecer suas histórias. No Morro da Fé, o Eduzer lançou sua plataforma online de ensino e capacitação de alunos de profissionais da educação. Os jovens participantes do projeto terão bolsa auxílio.

No Tabajaras, o História dos Outros inaugurou suas ações com uma caça ao tesouro. Artistas circenses utilizaram malabares com e sem fogo, monociclo e perna de pau para conduzirem as crianças até uma lan house parceira, onde ao curtirem a página do projeto, elas ganhavam tempo nos computadores do local e brindes. O projeto vai contar a história de seis moradores da comunidade. Acesse o site: http://historiadosoutros.com.br/

No Cantagalo, a inauguração do O Novo Nêgo  contou com um baile temático para os idosos da comunidade. As senhoras Maria Helena, Celia, Maura e Maria de Lourdes conversavam sobre como eram as festas da comunidade nos seus tempos de juventude: “Não tinha água! A gente pegava água na Lagoa, e lenha no Leme!”; “Quando eu era moça gostava de pular carnaval, agora só gosto de ver televisão.”; “Baile antigamente era coladinho, pois se tocava muito bolero.”; “O baile aqui chegou antes da quadra, a gente improvisava em palanques.”

E fechando o final de semana, na Arena Carioca Dicró, jovens lançam a Império, grife de camisas com ícones do Alemão e da Penha. O Chatubão, da Cia. Teatro da Laje, virou estampa da marca que também traz modelos com nomes de comunidades, a Igreja da Penha, e uma estampa especial homenageando a cantora Valesca Popozuda. A atriz Camila Gamboa participou do desfile.

Confira a cobertura fotográfica no nosso Flickr >> http://bit.ly/Z96Aon. Acompanhe o dia-a-dia da Agência no nosso Facebook >> http://on.fb.me/16p9x5W.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *