GERAÇÃO QUE MOVE: ADOLESCENTES LANÇAM VÍDEOS SOBRE DIREITOS NOS SEUS TERRITÓRIOS

RECOMEÇAR E TRANSFORMAR: CONHEÇA OS JOVENS DO CICLO 2020 DA AGÊNCIA
27 de novembro de 2020
Exibir Tudo

GERAÇÃO QUE MOVE: ADOLESCENTES LANÇAM VÍDEOS SOBRE DIREITOS NOS SEUS TERRITÓRIOS

Durante a pandemia, jovens e adolescentes que participam do projeto Geração que Move receberam formações online sobre direitos e foram estimulados a criar narrativas sobre desafios de acesso em seus territórios. A partir de relatos e experiências pessoais, desenvolveram vídeos demonstrando a jornada em busca de informações e as dificuldades de mobilidades na busca desses direitos. O resultado é um exercício com vídeos amadores, realizados em todas as etapas com a participação de setenta jovens e adolescentes, que expressam com humor e frescor a visão deles sobre os desafios que vivenciam.

Saiba mais sobre vídeos:

O Núcleo Vila Kennedy do Geração que Move Rio aborda o acesso a direitos no território por meio de uma ida ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). As dificuldades encontradas pelo jovem no vídeo vão desde conseguir dinheiro para a passagem até as burocracias no atendimento.

Assista: https://youtu.be/IrQT5BOWEvQ

__

O Núcleo Quitanda/Para-Pedro do Geração que Move Rio aborda o acesso a direitos no território por meio da busca de um jovem pela troca de seu nome. Sofrendo com o bullying na escola, ele inicia a jornada rumo aos órgãos públicos, mas encontra no caminho dificuldades como ruas esburacadas e a falta de transporte público de qualidade.

Assista: https://youtu.be/eY0spJpfDYA

__

O Núcleo Honório Gurgel do Geração que Move Rio aborda o acesso a direitos no território por meio da busca pelo ID Jovem e pelo auxílio emergencial. Em formato dinâmico inspirado nos vídeos curtos do TikTok, o grupo mostra dificuldades de acesso no transporte público, nos órgãos oficiais e na internet – incluindo os problemas causados pelas fake news.

Assista: https://youtu.be/zBC9T2HE194

__

O Núcleo Santa Cruz do Geração que Move Rio aborda o acesso a direitos no território por meio da busca de um jovem pelo conselho tutelar da sua região. No vídeo, a partir de uma situação de bullying, o grupo destaca o direito do próprio jovem acessar o conselho tutelar.

Assista: https://youtu.be/bTb0-cR7T_E

__

O Núcleo Chapadão/Pedreira do Geração que Move Rio aborda o acesso a direitos no território por meio da busca de um jovem pelo seu ID jovem. O vídeo começa mostrando que nem sempre o jovem tem o dinheiro da passagem do ônibus. Mesmo caminhando, surgem outras dificuldades, como encontrar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e resolver as burocracias para acessar esse direito da juventude.

Assista: https://youtu.be/ZAKpi1xAKAg

__

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *