FOI DADA A LARGADA: CASA DA CAROL, VILA KENNEDY

NOVOS CORPOS, VOZES E TERRITÓRIOS NO INSTITUTO MOREIRA SALLES
22 de novembro de 2019
SEGUNDA CASA: PRODUTORES CULTURAIS, CESARÃO
29 de novembro de 2019
Exibir Tudo

FOI DADA A LARGADA: CASA DA CAROL, VILA KENNEDY

Começamos! Dia 25 de novembro foi o dia que abrimos a semana das casas organizadas pelos jovens que participaram do ciclo 2019 da Agência. Nossa anfitriã Carol du Pré abriu sua casa, na Vila Kennedy, para receber trinta jovens convidados pelo grupo de líderes comunitários. O encontro começou com a recepção da mediadora do núcleo Pavuna, Sinara Rúbia, que contou sobre o trabalho da Agência em 2019 e sobre o ciclo de formação de lideranças. Ela introduziu os jovens líderes comunitários, que em seguida apresentariam a ação de acolhimento e promoção do autocuidado com jovens do Ensino Médio.

Jovens líderes comunitários que participaram do ciclo 2019 da Agência apresentam a ação que vai acontecer na semana #JovemFazPraJovem

O grupo vai realizar dois encontros, um na Pavuna e outro em Santa Cruz,com 50 jovens em cada. Esses jovens serão moradores de periferia entre 15 e 25 anos que tenham concluído o ensino fundamental ou estejam cursando o ensino médio e que tenham a relação fragilizada com a escola. A partir de vivências coletivas, o grupo entendeu que a saúde mental fragilizada está diretamente ligada à evasão escolar. Assim, o objetivo deles é dialogar com os jovens sobre a importância do autocuidado, falar sobre o reflexo da evasão escolar na vida dos jovens e criar estratégias de sobrevivência a partir da troca de experiência.

Juliana Basílio, jovem convidada e moradora da Vila Kennedy, compartilha seus sentimentos com os outros jovens

Depois da apresentação, seguimos para o terceiro movimento do encontro: a roda de conversa. Distribuímos pequenos pedaços de papel para que os convidados escrevessem seus sentimentos em relação ao que havia acabado de ser exposto. A leitura dos comentários se transformou em um momento de acolhimento e empatia. Como destacou um dos jovens convidados, o projeto é muito importante porque são jovens escutando jovens. E começou ali mesmo: Juliana Basílio, de 18 anos, compartilhou sua história de superação, e de como se recusou a enxergar apenas suas limitações. Ela passou na primeira etapa do vestibular da UERJ e agora se prepara para a prova discursiva, tendo estudado sozinha em casa.

Joice Celeste, de 21 anos, falou sobre sua experiência e as dificuldades de ter sido mãe cedo – o filho, Ícaro, tem hoje 1 ano e cinco meses. Ela se emocionou durante a conversa, que começou como desabafo e terminou com uma dose de ânimo: “A gente acha que acabou ali e pronto [sobre o Ensino Médio], mas eu ainda tenho 80 anos pela frente, por que eu não posso fazer uma faculdade? Nem que eu acabe junto com o Ícaro!”, concluiu Joice.

 

Joice fala sobre sua experiência como jovem mãe na escola. Seu filho, Ícaro, está no colo de Carol, jovem líder e anfitriã da casa | Luana Pinheiro, acima, à direita, apresentou o Escuta Festival

Seguimos e a coordenadora de produção do Escuta Festival, Luana Pinheiro, apresentou o festival de arte, periferia e ativismo para os convidados. Organizados pela Agência e pelo Instituto Moreira Salles, o evento tem como pergunta disparadora “Quem fala e quem escuta?” e quer trazer novos corpos, vozes e territórios para o IMS, que fica na Zona Sul do Rio de Janeiro. O Escuta Festival acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, com programação inteiramente gratuita. Como parte de um esquenta para as ações e para o Escuta Festival, encerramos cada encontro com uma intervenção artística. Dessa vez, recebemos Felipe Salsa, artista independente – e inclusive, integrante deste grupo da Agência -, que colocou todo mundo pra dançar charme!

Felipe Salsa finalizando com charme!

Temos mais quatro casas, em diferentes áreas do Rio, cada uma com um grupo como anfitrião e com diferentes intervenções artísticas. Em seguida, as tão esperadas ações dos jovens líderes vão pra rua, do dia 7 ao dia 12 de dezembro, na semana #JovemFazPraJovem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *