Fim de ano: a brincadeira começa agora

Chegamos aos 30
17 de dezembro de 2011
A Cara da Ideia
5 de Janeiro de 2012
Exibir Tudo

Fim de ano: a brincadeira começa agora

“Até aqui foi ensaio,” avisava Marcus Faustini na manhã do domingo dia 18 de dezembro, para uma plateia orgulhosa dos idealizadores/gestores de trinta projetos selecionados para receber R$10 mil cada, para serem concretizados. Estavam presentes também todos os universitários, produtores e mediadores que trabalharam duro durante a maior parte de 2011 para que a Agência chegasse nesse momento.

Final feliz, começo feliz também

Dos 900 jovens que quiseram participar da Agência, 300 foram selecionados, oriundos de seis favelas com UPP. Os 300 conheceram territórios, criaram redes, se consultaram com doutores universitários, e se prepararam para a banca. Aos vencedores o Faustini fazia uma pergunta dificílima. “O que vocês vão fazer pela sua geração?” O coordenador geral da Agência acabou de completar quarenta anos; a geração dele, diz, era de “intrusão social”, não “inclusão social”. “Vocês têm que ir além,” ele instigava. “O que vocês vão deixar como legado para quem vem depois de vocês?”

Durante o primeiro ciclo de vida da Agência, construiu-se uma rede nova. Agora, os agenciados se tornam parceiros, dizia Faustini, “de igual para igual”.

Não foi difícil acatar o conceito. Logo que ele contou que a campanha Doe Um Link vai fazer um “arrastão” nas areias de Ipanema, um jovem propôs a criação de biquínis e sungas estampados com o logotipo da Agência.

Compromisso para janeiro já marcado

Faustini reconheceu entre os presentes muitas pessoas que contribuíram para o sucesso da Agência, entre mediadores, ativadores, produtores locais e produtores de base. Aplausos para todos!

Ele anunciou que 2012 será um ano de aprofundamento dos projetos já existentes, com alguns sendo selecionados para receber recursos adicionais da Petrobras. Mencionou todos os trinta, e listou aqueles que entram na desencubadora agora: Reciclando o Cotidiano, Jornal o Morro, Bela Arte,  Comunidade Fashion, Meu Mundo Afro e Portal Provi Som.

O site novo, em conjunto com as redes do Facebook, é para ser uma comunidade virtual de primeira importância para a Agência, e Faustini recomendou que todos façam proveito e  contribuam. A campanha Doe Um Link visa multiplicar e espalhar o conhecimento. O grupo também assistiu à nova vinheta “Doe Um Link” da Agência, que será veiculada pela TV Globo e na Internet.

O novo game da agência foi criado por Artur Lino

Começando em janeiro, os trinta projetos darão um mergulho de verão. Todos irão conhecer o crowdfunding, com a ajuda do novo parceiro benfeitoria; as estratégias alternativas de apoio financeiro, através do circuito Fora do Eixo; mais sobre a cultura digital com a Universidade das Quebradas; e como captar fundos pelos editais do Ministério da Cultura.

No dia 20, feriado do Dia de São Sebastião, acontece o lançamento do catálogo-livro da Agência e dos filmes documentários sobre os projetos, dirigidos por Wagner Novais e produzidos pela Helena Sroulevich, da Caribe Produções.

Eduardo, da Maneh Produções, já de olho no futuro: A gente precisa pensar no bem comum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *