Festival de ideias da Providência

Jovens se preparam para o seminário Todas as Redes
14 de novembro de 2012
Mais de R$ 900 mil para projetos de jovens das favelas do Rio de Janeiro
22 de novembro de 2012
Exibir Tudo

Festival de ideias da Providência

Os últimos sábados da Agência de Redes para Juventude na Providência têm sido muito estimulantes para os 23 bolsistas. Neste primeiro ciclo, cada jovem construiu sua bússola que serviu para orientá-los nesta trajetória de inventar um novo espaço-tempo para o seu território. Durante este percurso, foram apresentados a estes jovens diversos dispositivos. Mapas, repertórios, representações dos moradores de favelas na mídia, inventários, ABCdário, entre outros, serviram para que suas ideias tivessem uma maior identificação com o território em que vivem.

Resultado: as ideias tomaram forma. E não foram poucas. Formação de jovens monitores de turismo (João Batista); espaço cultural com cineclube (Christopher e Guilherme); Aulas de dança contemporânea e break-dance (Gabriela); serviço de coleta de recicláveis para artesanato ( Yanka, Larissa, Jéssica, Gabriela, Isabela); teatro e dança para pessoas com necessidades especiais (Tatiana); e biblioteca com explicadora (Tayrine) são os projetos que podem ser desenvolvidos na Providência.

Café colaborativo

Café da manhã colaborativo da Agência na Providência

O café da manhã organizado via Facebook pelo coletivo da Providência foi uma grande fartura. Com todos as sabores de biscoitos, salgadinhos, cachorro-quente, sucos de caixinha, e o delicioso café da mãe do João Batista. A querida Yanka Vitória trouxe um cachorro-quente esperto.

 

 

Agrupamentos

Depois da feira de ideias, os jovens constituíram os grupos. Aqueles que já tinham uma ideia, integraram a sua ideia a outras, formando uma nova possibilidade de projeto. Já aqueles que não tinham uma ideia específica encontraram um avatar para colaborar em algum grupo.

O resultado ficou assim:

“Juntos e misturados”

O Projeto, formado por Tatiane Albuquerque  e Hugo Silva, irá realizar oficinas de dança e teatro para pessoas com necessidades especiais da comunidade da Providência.

 

“Reciclagem é tudo e Nada”

Grupo Juntos e Misturados

Com este nome fenomenal, o “Reciclagem é tudo e nada” vai realizar coleta seletiva de recicláveis na comunidade da Providência e encaminhar para cooperativas de reciclagens do entorno. O projeto é formado pelo “quarteto fantástico” da turma: Yanka Vitória, Jéssica , Larissa Galdino, e Gabriele Lima.

“Agenciando a arte”

Este é um projeto que pretende criar um espaço cultural de cineclube e uma biblioteca com explicadora para os moradores. Este surgiu da integração entre as ideias de Christopher Biersack, que quer fazer um cineclube, com a ideia de Tayrine Conceição, que vai transformar uma biblioteca num espaço lúdico de com explicadora.

Formação de monitores de turismo

Grupo que pretende formar jovens monitores de turismo e vender camisetas de imagens da Providência

Este projeto prevê a formação de moradores da comunidade em cursos de idiomas e história da Providência para que eles possam atuar como monitores de turismo. Formado por Carolina Silva, Matheus Luis, Charles Menezes e João Batista, estudante de História na UFF, este projeto ainda pretende criar uma grife de camisetas com imagens da favela da Providência para comercialização.

Os jovens que não estiveram presente nesta grande feira de ideias ( Petryck Silva,  Willyana Lopes, Kelly Guimarães, Kezia Guimarães, Michel Menezes e Andreza Gomes), podem se integrar aos projetos e agregar suas ideias às dos amigos.

Encerrando um ciclo (Extensão e Experimentação) e partindo para outro  (Intensidade e Precisão)

Agora os projetos começam a ganhar contornos para que os seus detalhes e formas possam se tornar visíveis. Para alcançar isso, cada grupo terá que tornar seu projeto mais preciso. A partir do uso dos dispositivos da Agência, cada grupo vai mapear as pessoas que serão impactadas por seu projeto, inventariar ações parecidas que já tenham ocorrido na comunidade, além de tornar público as suas ideias através de contatos e redes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *