FAZER PARTE – VOLUNTÁRIOS NO TODO JOVEM É RIO

Todo jovem é Rio
NOS TERRITÓRIOS! – #TodoJovemÉRio
9 de Janeiro de 2018
Exibir Tudo

FAZER PARTE – VOLUNTÁRIOS NO TODO JOVEM É RIO

Na primeira edição do Festival Todo Jovem É Rio trabalhamos com a participação de voluntários registrando os encontros que estão transformando a forma de debater política com a juventude de periferia. Por intermédio do Atados – uma plataforma social especializada em unir pessoas para trabalharem por suas comunidades como voluntárias – abrimos inscrições e selecionamos relatores e fotógrafos para comporem nossa equipe.

Formação na sede do Atados com os jovens da Agência.

Nossa parceria com o Atados nos trouxe a possibilidade de, além de colocar em prática o uso da plataforma, visitar a sede da organização e conhecer os valores do voluntariado. Ao todo, foram 26 voluntários envolvidos com o Festival, 24 desses captados pela plataforma do Atados. Um grande ganho dessa experiência é poder aumentar nossas redes e conectar pessoas preocupadas, curiosas e comprometidas com os territórios populares da cidade.

E O QUE SE GANHA COM ISSO?

“Eu nunca circulei tanto pela cidade em tão pouco tempo”, afirmou Thiago Dias, fotógrafo voluntário do Todo Jovem É Rio. Thiago cobriu debates na Vila Kennedy, na Rocinha e em Padre Miguel. A circulação pela cidade e o contato com as diversos jovens de origem popular impactou positivamente a equipe, já que a maioria deles não acessa alguns territórios em sua rotina.

Nathacha Regazzini, relatora voluntária, comentou seus ganhos participando da ação: “muitas vezes que eu vou e faço essas ações eu sinto que o bem é maior pra mim do que pra ONG ou o grupo que eu tô beneficiando, porque eu aprendo, eu troco, eu me transformo, me vejo outra pessoa”. “Existe o estigma do voluntariado de cima para baixo. Voluntariado é a conexão”. Palavras de Gabriel de Faro, um dos coordenadores do Atados, “todas as portas que se abrem, é disso que o trabalho voluntário se trata”. A fala de Gabriel é confirmada pela experiência desse time com a Agência.

Reunião com a equipe de voluntários do festival.

Nathacha diz ter tido preconceitos quebrados participando dos encontros. Ela encontrou jovens com pensamentos e falas fora do senso comum, e que demonstram potencial para realizarem transformações da cidade. “Esse segmento é no que a gente pode apostar pro futuro do país, é neles. Eles têm muito potencial para desenvolverem, desde que tenham impulsionamento para isso”, afirma Nathacha.

NOVA FASE

Vem aí mais uma edição do Festival Todo Jovem É Rio. Ao final de abril, serão 80 casas abertas e 1600 jovens de favela diretamente envolvidos nos debates sobre política, sempre com a condição de jovens bolsistas que estão participando da formação de liderança da Agência. Para participar como voluntário, fique atento ao nosso facebook, instagram, twitter e ao site do Atados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *