Esta casa Rocicla!

Copie livre!
26 de Abril de 2013
Theatrando na Rocinha
30 de Abril de 2013
Exibir Tudo

Esta casa Rocicla!

Os primeiros projetos desenvolvidos na Agência de Redes para Juventude na Rocinha entrarão em ação em breve. No último sábado, o Estação Rociclagem realizou reunião de planejamento e mobilização com os moradores da comunidade. Idealizado por Juliana Ferrreira, Michelle Estevan e Natan Taylor o projeto vai produzir vassouras feitas de garrafa pet no Centro Comunitário da Rua 2.

A senhora Maria Elena e o modelo de vassoura do Estação Rociclagem; Maria Verônica recolherá garrafas na casa da filha e Bianca Aragão, que já separa garrafas pet, vai contribuir com o meio ambiente da comundidade.

Mesmo que nos becos da comunidade exista lixo, cada casa que recebeu a visita dos integrantes do projeto se mostrou muito motivada a contribuir. “Procuro deixar separado, tem pessoas que catam ali embaixo”, contou Bianca Aragão, que já separa garrafas pet de outros tipos de resíduos. Mesmo quem não tem tantas garrafas de plástico em casa, arranjou um jeito de apoiar o Rociclagem: “Não tomo refrigerante, mas posso ir na casa da minha filha e pegar garrafas”, disse a senhora Maria Verônica. A mesma ação será realizada pela moradora Maria Elena, que segundo ela, colocará as crianças da casa para guardar as garrafas.

A inauguração acontecerá no dia 19 de maio e vai contar com diversas atividades. Neste dia será a seleção dos Caçadores de Pet, que serão crianças munidas de equipamentos e conhecimentos adequados que recolherão garrafas pet espalhadas pela comunidade. Serão ao todo trinta crianças, elas ganharam bolsas para um curso de informática e tratamento dentário. O projeto também prestará homenagem a Tio Lino, artista da Rocinha que trabalha com crianças de rua e outras pessoas em vulnerabilidade social.

O projeto produziu um vídeo explicando suas ações e a situação do lixo na Rocinha. Confira:

No próximo dia 17, o Rociclagem vai viajar para São Pedro da Aldeia, para participar do aniversário sustentável da cidade. O projeto já participou de diversos outros eventos como o Global Entrepreneurship Congress, a XIX Semana do Meio Ambiente e o Encontro Troca de Saberes.

Em breve, a cidade poderá não só reciclar, mas sim rociclar. Ou seja: cuidar do meio ambiente com as ideias de jovens de favela, com a invenção desses jovens da Rocinha.

Para ver mais fotos da mobilização do Estação Rociclagem (e de outros projetos da Agência) acesse o nosso flickr:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *