ESCRITOR JESSÉ ANDARILHO E REPÓRTER MARIA MORGANTI ABREM A SEMANA DE FORMAÇÃO DO GERAÇÃO QUE MOVE

NOVO CICLO DA AGÊNCIA COMEÇA EM OUTUBRO
24 de setembro de 2020
MESTRES DA INTERNET, STHEFANY SANTOS E BIG JAUM DISCUTEM PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL EM FORMAÇÃO DO GERAÇÃO QUE MOVE
1 de outubro de 2020
Exibir Tudo

ESCRITOR JESSÉ ANDARILHO E REPÓRTER MARIA MORGANTI ABREM A SEMANA DE FORMAÇÃO DO GERAÇÃO QUE MOVE

Aço, Pedreira, Vila Kennedy, Chapadão, Batan, Pavuna. Esses são alguns dos territórios que apareceram na aba de conversa quando o criador da Agência, Marcus Faustini, deu início à semana de formação do Geração que Move. Na segunda fase do projeto, os 77 adolescentes e jovens líderes desses e de outros territórios das zonas Norte e Oeste do Rio vão produzir vídeo-diários sobre as dificuldades de acesso a direitos nos locais onde vivem. A proposta da semana de formação é trazer convidados de diversas áreas para falarem sobre narrativas e direito à cidade de suas perspectivas.

Quem abriu a semana foi Jessé Andarilho, escritor que se inspirou na favela do Antares, onde cresceu, para escrever o primeiro livro. Ele falou sobre como foi escrever um livro inteiro no trem, de casa para o trabalho, sobre a biblioteca comunitária recém-inaugurada na favela e sobre outros pontos de sua trajetória, dando dicas aos adolescentes. “Enquanto as pessoas só pensam no livro todo, eu penso na próxima palavra. É uma palavra que junta na outra, até que vire um parágrafo, e aí, um livro. Como que se monta uma biblioteca? Começando com um livro”, disse Jessé.

A próxima convidada foi Maria Morganti, jornalista que integrou a equipe do jornal Voz das Comunidades e hoje é repórter da TV Globo. Maria deu dicas de como produzir uma reportagem, ressaltando que jornalismo é um serviço que se presta à população. No caso do jornalismo em vídeo e feito pelo celular, Maria falou sobre a importância de fazer vídeos do problema – bueiros sem manutenção, buracos, falta de sinalização – e ouvir os mais impactados por esse problema. Encerramos o primeiro dia lá em cima com uma poesia de Juan, um dos adolescentes que participou dessa primeira imersão. Ao longo da semana tem mais!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *