Entenda as fases da Agência

Roda de Ideias
14 de novembro de 2011
Exibir Tudo

Entenda as fases da Agência

Ciclo de estímulos

O Ciclo de Estímulos é a porta de entrada para a Agência. Todos os sábados, em seis comunidades, um mediador e um universitário apresentam aos jovens bolsistas a metodologia e as ferramentas da Agência como mapas, inventário e abecedário. Estes encontros são chamados de “Estúdios de criação”. A partir destes dispositivos os bolsistas colocam suas ideias no papel e escrevem seus projetos de intervenção territorial. Coordenação, mediadores e universitários pensam este guia de ação e acompanham o desenvolvimento dos bolsistas.  Uma banca avaliadora escolhe as ideias que receberão dez mil reais para o início de suas ações na Desencubadora.

Desencubadora

A Desencubadora da Agência recebe os projetos de intervenção territorial aprovados pela banca avaliadora. Neste setor promovemos seminários de empreendedorismo em parceria com o Sebrae.  Aqui é onde se dá a consolidação dos projetos através de grupos de trabalho para definir orçamentos e ações experimentais. Nesta fase os bolsistas preparam uma planilha de gastos dos dez mil reais que a Agência investe nos projetos aprovados. Eles também buscam parceiros e meios para tornarem as iniciativas autossustentáveis. Seis universitários, um por comunidade, acompanham o processo organizando encontros de discussão e trabalho ao longo da semana.

Incubadora

Neste braço da Agência estão os projetos que bateram na trave, muitos deles bem avaliados pela banca, mas com pontos importantes a serem aperfeiçoados. A coordenação e seis universitários, um por comunidade, realizam reuniões de produção com os bolsistas ao longo da semana para planejarem suas ações, formar redes no território e na cidade, além de exercitar a prática da pesquisa. Aos sábados eles se reúnem nos Estúdios da Incubadora para organizar, entre outras atividades, ações experimentais de seus projetos. Tudo isso como preparação para uma nova banca avaliadora, um crivo para a Desencubadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *