ENCONTRO ONLINE REÚNE 70 JOVENS E ADOLESCENTES DE PERIFERIA PARA FALAR DE AUTOCUIDADO

CONHEÇA OS DEZ ADOLESCENTES LÍDERES DO GERAÇÃO QUE MOVE
7 de julho de 2020
ENTREVISTA: SINARA RÚBIA E VERUSKA DELFINO
14 de julho de 2020
Exibir Tudo

ENCONTRO ONLINE REÚNE 70 JOVENS E ADOLESCENTES DE PERIFERIA PARA FALAR DE AUTOCUIDADO

Correterapia homenageia os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e debate saúde mental entre jovens de periferia

Este domingo, 12 de julho, acontecerá, de forma online, o encontro Correterapia, para debater autocuidado e recomeço em uma rede de 70 jovens e adolescentes de favelas e periferias do Rio de Janeiro. A data escolhida homenageia os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tema que terá destaque no encontro. Além disso, a programação organizada pelos 20 jovens e adolescentes líderes do Geração que Move tem intervenções poéticas, conversas, dinâmica corporal e show de comédia, com o tema central do autocuidado entre jovens de periferia.

Os setenta jovens e adolescentes que estarão no encontro online fazem parte da rede de mobilização dos líderes do Geração que Move. Uma das frentes do projeto é a produção de conteúdo com informação segura sobre a pandemia. Como parte disso, foram criados grupos no WhatsApp com adolescentes mapeados pelos jovens líderes do projeto. Divididos pelos diferentes territórios das zonas Norte e Oeste do Rio, eles estão trocando informações e afetos, e produzindo conteúdo, como vídeos na plataforma TikTok abordando a importância de ficar em casa e do uso da máscara, quando sair for necessário.

O tema do autocuidado surgiu nas formações online que acontecem semanalmente com a equipe da Agência e os líderes do Geração que Move. Eles trouxeram o assunto comentando sobre a importância dos cuidados com a saúde mental durante a pandemia e sobre como não se sentiam representados pela abordagem normalmente difundida sobre autocuidado, que não inclui os jovens de periferia.

Foi iniciado um processo de questionamentos sobre barreiras e soluções, que culminou no evento que acontece amanhã. Correterapia faz menção ao “corre que não tem fim” dos jovens de periferia e, por isso, sobre a necessidade de falar sobre saúde mental, como disse a jovem líder do Geração que Move Ana Acioli em uma das formações de preparação para o encontro. Amanhã será o dia do recomeço, entre jovens de periferia, falando de autocuidado, e em rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *