Costurando a paz e customizando a vida

Geração Agência
4 de Maio de 2013
Provitour em ação
15 de Maio de 2013
Exibir Tudo

Costurando a paz e customizando a vida

Na última sexta-feira, o projeto Costureiras da Paz realizou um coquetel de reinauguração no Centro de Referência a Assistência Social – CRAS, na Providência. O encontro reuniu moradores, amigos, parceiros e mulheres participantes do projeto, em que é oferecido um curso de modelagem de bolsas com o resgate da autoestima de mulheres que sofrem consequências da violência doméstica na comunidade.

Amanda Gomes, coordenadora do projeto, apresentou todo percurso de ação através do mapa metodológico produzido em parceria com a designer Luisa Kühner, do Laboratório de Co-criação Agência + ESDI. “Fiquei muito feliz em ver o rosto dessas mulheres, felizes com o que vai acontecer”, disse Amanda.

Maria de Fátima, Maria Aparecida e Maria Antônia são algumas dessas mulheres, que nas palavras de Milton Nascimento, misturam dor e alegria. “O sonho da minha mãe  é ser costureira”, disse Aparecida. Fátima participou até certo momento da primeira parte do projeto e neste dia levou a vizinha Antônia, que após a apresentação do projeto, decidiu também participar.

“Fiquei impressionada com o brilho e a idade da Amanda.” conta Silvinha Oliveira, da Retalhos Cariocas, que na parceria com o Costureiras da Paz, será a professora de modelagem de bolsas. “Não é tão comum que alguém queira ser costureira, mas ela é a base da produção. Ela passa a ideia do estilista. E saber que o trabalho delas aqui será adquirido por alguém vai valorizar muito essas mulheres”, completa Silvinha.

Estiveram presentes também Mônica Pontes, da coordenação da SAAP/FASE, que mesmo com o pé quebrado, prestigiou a iniciativa; Veruska Thaylla produtora da Agência de Redes para Juventude; Tia Lúcia, educadora da Vila Olímpica e representantes da Justiça Comunitária.

Que este dia represente uma nova fase não só para o projeto, mas para as ‘Marias’ e outras participantes do projeto, mulheres que merecem viver e amar como outra qualquer do planeta.

Veja galeria de fotos do dia no slide abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *