Começou o verão Agência 2013!

VIVA 2013!
7 de Janeiro de 2013
Ação do Boca de Lixeira no PPG
30 de Janeiro de 2013

Por César Campos e Marina Moreira
Fotos de Lourena Aguiar

O sábado de encontro dos 42 projetos desenvolvidos na Agência de Redes para Juventude, começou pela manhã do último sábado, 19, com o idealizador da Agência, Marcus Faustini, relatando uma situação para os jovens:

– Ontem ouvi de um amigo: ‘acho que nem os jovens de favela acreditam tanto em si mesmos’.

A partir daí ele iniciou a apresentação do planejamento da Agência para 2013. Entre algumas das atividades estão um curso de comunicação, um intercâmbio em Londres e, no mês de maio, seis grandes eventos nos territórios onde a Agência atua.

O Novo Nêgo em reunião com a universitária Daniele Duarte

Na parte da tarde, os jovens se dividiram em dois grupos.

Os 24 projetos aprovados em 2012 agora fazem parte da Desencubadora e cada um deles contará com o apoio de um universitário para produzir suas ações.

A coordenadora Ana Paula Lisboa ressaltou a importância da mobilidade urbana dos novos projetos.

Para muitos jovens, essa será uma rotina nova de deslocamento e apropriação da cidade. Novos caminhos, novos corpos vivendo o centro em toda parte, provocam invenção de novas redes e aumento de repertório, para os jovens e para cidade.

João Batista , do ProviTur, projeto de formação de monitores de turismo para Zona Portuária e Providência, expressou o quanto a Agência ajudou na sua trajetória. Veja neste vídeo, realizado no ínicio do ciclo.

No segundo semestre de 2012, João ingressou no curso de turismo da Universidade Federal Fluminense. Estar na Agência o fez um calouro diferenciado: já no primeiro período ele falou no Seminário de Turismo de Cultura da Universidade, na mesa sobre Turismo e Favela.

O grupo dos 18 projetos em ação, desenvolvidos desde 2011 na Agência, se encontrou com Bianca Soares e Maria Antonia Goulart do MAIS (Movimento de Ação e Inovação Social) em uma conversa para ajudar a traçar novas conexões para os projetos na cidade.

Bianca Soares e Maria Antonia Goulart, do MAIS (Movimento de Apoio à Integração Social)

Para o Estilo Favella elas encaminharam uma parceria, na qual o projeto receberá uma consultoria de marca, realizada por profissionais do mercado da moda.

Ao ser questionado sobre sua maior dificuldade para realizar as ações da Maneh Produções, Eduardo Baptista apontou o fato de os eventos terem de ser realizados na quadra de uma escola, e dependerem totalmente da liberação do comandante da UPP.

Os jovens do CDD na Tela, falaram sobre a necessidade de formação de práticas profissionais dentro do projeto, pois sem isso a demanda sobrecarrega Igor, um dos integrantes.

Jovens atentos a seus horários e aos dos colegas; trocando ideias sobre seus projetos com universitários, tutores e com outros projetos. Este processo mostra novas facetas do jovem da favela, e novos lugares que eles podem criar e ocupar na cidade. Assim foi o primeiro sábado da Agência de Redes para Juventude 2013!

A equipe de comunicação iniciou neste sábado a produção na nova campanha da Agência, que apresentará os 42 projetos e os jovens envolvidos nas ações, com o slogan “A gente faz, vocês verão!”.

42 projetos em ação no calor da cidade do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *