C – Cantagalo, P – Pavão-Pavãozinho

Relação dos jovens da CDD com a cidade
23 de outubro de 2012
Direito à cidade
24 de outubro de 2012

A – ABCdário

D – Direito à cidade.

Estes foram os temas do 4º Estúdio de Criação da Agência de Redes para Juventude.

No núcleo Cantagalo/Pavão-Pavãozinho os jovens começaram o dia debatendo sobre direito à cidade. Entre as atividades desenvolvidas, relativas a este tema, a proposta de uma listagem de lugares que os jovens amaram, odiaram, têm receio de ir ou querem conhecer.

Jovens durante a atividade de listagem de lugares

 

 

 

 

 

 

Entre os lugares que mais se repetiram e se destacaram estão: Cristo Redentor (3 jovens querem conhecer), Lagoa (3 jovens amaram conhecer) e Rua Ceará – Vila Mimosa/Garage (1 jovem tem receio desse lugar).

Outra atividade ligada ao tema direito à cidade foi a leitura de um trecho do primeiro capítulo do livro Guia Afetivo da Periferia, de Marcus Vinicius Faustini: Os primeiros verões em Santa Cruz. A partir do texto, os jovens também escreveram histórias de lembranças da infância.

Ana Beatriz escreveu sobre a cor verde:

Texto sobre lembranças da infância, de Ana Beatriz de Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

O ABCdário foi produzido pelos jovens após o almoço. Este dispositivo de criação ajuda os jovens a expandirem seus repertórios sobre seus próprios projetos, e é também um item de avaliação da banca de apresentação dos projetos.

Ao longo do dia foi perceptível que três jovens potentes precisavam de uma atenção especial, por estarem um pouco mais quietos, isolados, ou por terem faltado o grupo de estudos desta semana. Rayana (15 anos) tem ideia de botar em prática no seu território um projeto de moda, porém ela não faz parte de um grupo, e nenhum jovem do núcleo tem ideia de trabalhar com moda.

Thamires (20 anos) não compareceu ao grupo de estudos desta semana. Ela justificou dizendo que saiu do trabalho, em uma creche, com muita de dor cabeça e com o celular descarregado. Por isso não pode avisar a falta.

Matheus (16 anos) faz parte de um grupo que quer botar em prática na comunidade um projeto de futebol. Só que neste estúdio 2 jovens do grupo faltaram. Isso fez com que a energia de Matheus diminuísse um pouco, pois além de companheiros de projeto, são também seus companheiros de zoação.

da esq. p/ dir.: Raiana, Thamires e Matheus

 

 

 

 

 

 

Assim foi o 4º Estúdio de Criação da Agência de Redes para Juventude no PPG. O próximo estúdio, o último do planeta Extensão&Experimentação, tem como tema Avatar e Feira de Ideias. O próximo planeta se chama Intensidade&Precisão. Acompanhem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *