Ativistas do Boca de Lixeira no Museu do Meio Ambiente

Movimentos firma parceria com Bairro Educador
6 de Abril de 2013
Portal ProviSom no ar!
9 de Abril de 2013
Exibir Tudo

Ativistas do Boca de Lixeira no Museu do Meio Ambiente

O Boca de Lixeira é um dos projetos do aprofundamento da Agência de Redes para Juventude, voltado para a conscientização ambiental dos moradores da comunidade do Cantagalo. A ideia do projeto surgiu a partir da identificação de um problema antigo: o excesso de lixo sem destino adequado na região.

Além das instalações de Ecopontos, as coordenadoras do projeto Daiane Porto e Joyce Pires, contarão com o apoio dos ativistas mirins, que são crianças entre 8 e 12 anos, que foram selecionadas após uma gincana que aconteceu no início de março [veja mais aqui]. Os ativistas atuarão tomando conta de suas ruas, tentando evitar que os moradores joguem o lixo fora do local correto.

No dia 24 de março, o grupo de ativitas acompanhados pelas coordenadoras do projeto e a tutora Talita Vaz visitaram o Museu do Meio Ambiente. O objetivo da visita foi integrar as crianças às questões ambientais além do território.

Durante a visita as crianças se apropriaram do espaço, e participaram ativamente das atividades do educativo do museu, além de assistirem o filme Ponyo, uma amizade que veio do mar (Hayao Miasaky, 2008). Uma animação que fala sobre a preservação das águas dos mares, e da relação dos peixes com os humanos.

No final da visita as crianças participaram de uma atividade com tinta, pincel e água. O objetivo era a abordagem da água e suas variedades no planeta.

“As crianças se divertiram, absorveram tudo que aprenderam no passeio, onde foi possível  identificar a relação efetiva que elas vem adquirindo com esses novos repertórios” relatou as coordenadoras.

Veja mais como foi esse dia na galeria abaixo:

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *