Ativismo na web

Cultura Digital + PPG = Pesquisas, Post’s e Grupos
8 de novembro de 2012
Ativismo digital
8 de novembro de 2012

Um estúdio de criação dedicado à cultura digital. Esta foi a missão do último dia 3 de novembro. Entre os temas abordados tivemos ativismo na web, liberdade no mundo digital, tutorial sobre aquilo que só você sabe fazer, a questão de todos serem produtores de conteúdo na grande rede.

10 toques da Agência Redes para Juventude para você fazer ativismo na web:

1- Pular todos os anúncios do Youtube.
2- Ir além da primeira página do Google.
3- Fazer upload e não só download.
4- Copiar e colar reoperando.
5- Fazer Tutorial de algo que só você poderia explicar.
6- Formar uma rede diversa de amigos: Conheceu adicionou no Facebook.
7- Compartilhar links que acham interessantes.
8- Não comente apenas o que curte, se posicione criticamente.
9- Pesquisar utilizando seus diferentes avatares: Realizador, Desbravador, Colaborador, Feliz e Questionador.
10- Comparar diferentes fontes de informação para o mesmo assunto.

Na Rocinha Formaram-se 7 grupos com suas ideias de projetos. Desenhos do Morro (Estúdio de desenho e animação) Estação Rociclagem (Reciclagem), Fala Roça (Jornal Impresso), Rosa Rio (Moda), Oficina Memória (Teatro), Rocinha Fight Dance (Ofinina de dança e artes marciais) e Curso de inglês para mototaxistas (ainda sem nome).

O grupo tem a ideia de ensinar inglês para mototaxistas e assim ajudar no turismo da comunidade.

“Nós tivemos a ideia mudar o nosso público alvo e focar nos mototaxistas, pro nosso projeto seria um diferencial.” diz Larissa Milano (Curso de inglês)

“Eu tenho uma ideia de fazer um workshop com as pessoas da comunidade da Rocinha, para que elas contem as suas histórias, e a partir dessas histórias, teríamos um grupo de pessoas que ficaria responsável pela criação. Que desenvolveria estampas e estilos de roupas a partir desse ponto inicial.” comenta Pedro Paiva (Rosa Rio)

Com uma ideia de cooperativa de moda onde todos podem ser os criadores. O Rosa Rio pretende ser um diferencial em moda na Rocinha

“Eu tinha pensado o nome ser Desenhos do Morro pela metodologia do grupo, que é ampliar as mentes das crianças e adolescentes, incluindo animes, desenho industrial, design para que possam se especializar na área” diz Rafael Santos (Desenhos do Morro)

A metodologia do grupo é trabalhar com crianças e adolescentes. (Desenhos do morro)

Apresentamos para eles os cards da Agência que são: navegue, software e redes. Onde eles teriam que preencher nos cards as tarefas que os mediadores haviam proposto. 5 links de paginas referentes ao projeto, 5 contatos físicos ou virtuais que poderia ajudar no projeto; listar 5 modos de como fazer alguma coisa.

O bolsista destaque dessa semana foi Michel Silva, ele chegou com o planejamento do seu projeto escrito, destacando fatores importantes do se jornal, o Fala Roça.

Jornal impresso e online, o Fala Roça tem o objetivo de informar os moradores os acontecimentos locais e da cidade. Além de serviços de utilidade pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *