Agência no Cultura de Ponta

Primeiro encontrão da desencubadora
27 de agosto de 2014
Sábado de Imersão de Instrumentos e Formalização
4 de setembro de 2014
Exibir Tudo

Agência no Cultura de Ponta

Durante três dias dessa semana (de 26 a 28 de agosto) o AfroReggae promoveu uma série de debates sobre cultura, o Cultura de Ponta. Foram discutidos temas relacionados a políticas culturais, direito de propriedade intelectual e, no último dia, o tema foi “Políticas Culturais e Segurança Pública”. Para assistir essa mesa, jovens bolsistas e membros da equipe da Agência de Redes para Juventude estiveram presentes.

A mesa foi composta por Pâmela Passos e Veríssimo Junior. Pâmela é professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), nas áreas de produção cultural em favelas, e democratização da cultura. Veríssimo Junior é ator, diretor teatral e artista-educador. João Guerreiro, coordenador e professor do curso de Produção Cultural do IFRJ, mediou a mesa.

Mesa composta por Pâmela Passos, João Guerreiro e Veríssimo Junior (da esquerda para direita).

O momento foi proveitoso principalmente para os jovens da Agência que estiveram presentes, podendo participar da discussão sobre favela e cultura, o que dialoga com sua realidade. “Achei que o debate enriqueceu muito meu repertório”, declarou Flávia Brandão, que viu ligação entre o tema e a realidade do território onde vive. Flávia é moradora da Rocinha e integrante do Favela Jobs – projeto que divulgará vagas e oportunidades de trabalho e ensino na favela.

A presença de pessoas gabaritadas no assunto garante aos jovens um outro olhar sobre as questões que os cercam, o que é fundamental para seu agenciamento na cidade. Flávia deixou claras suas impressões sobre a programação: “Eu gostei muito. Acho que valeu a pena ter participado e gostaria de ser convidada para o próximo evento desse tipo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *