AGÊNCIA DE REDES PARA JUVENTUDE LANÇA SEIS AÇÕES CULTURAIS A PARTIR DE FEVEREIRO

AÇÃO DO GERAÇÃO QUE MOVE TOMA AS RUAS E AS REDES ENTRE FEVEREIRO E MARÇO
23 de Fevereiro de 2021
DO PARA-PEDRO À VILA KENNEDY, JOVENS E ADOLESCENTES DE TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS REAFIRMAM QUE DIREITO NÃO É FAVOR
12 de Março de 2021
Exibir Tudo

AGÊNCIA DE REDES PARA JUVENTUDE LANÇA SEIS AÇÕES CULTURAIS A PARTIR DE FEVEREIRO

Iniciativa é do Ciclo Recomeçar e Transformar, que apoia jovens de favelas e periferias do Rio de Janeiro em seus recomeços durante a pandemia

Seis ações desenvolvidas durante os encontros formativos da Agência tomarão as ruas e as redes a partir de 27 de fevereiro. A cada sábado de formação, desde outubro de 2020, os jovens foram estimulados a criar ações culturais com impacto nos seus territórios. Enquanto faziam isso, se desenvolviam como lideranças locais, adquirindo ferramentas para ajudá-los para além da realização de suas ações.

A fase atual do ciclo, a Desencubadora, reflete o desejo de jogar as ações para o mundo. O objetivo não é incubar, mas desencubar – provocar os jovens sobre o que foi estimulado na fase anterior, auxiliar no desenvolvimento das ações e, principalmente, fazê-las tomar a cidade. Da Zona Oeste à Zona Norte e da rua à internet, as ações abordarão diversos temas colocados pelos jovens como cruciais para o recomeço.

As ações Fala Preta e Casa da Mãe vão apoiar mulheres de favelas e periferias do Rio. Por meio de encontros e rodas de conversa, as ações se concentrarão, respectivamente, no desenvolvimento pessoal de adolescentes negras periféricas e no acolhimento de jovens mães e gestantes. A ação Ajuda Jovem atuará com estudantes que tenham abandonado as aulas e os apoiará no retorno à escola. Já na ação Pensarte, o apoio aos jovens aparece na forma de rodas de conversa, utilizando a arte como ferramenta para debater o tema da saúde mental.

A ação Made in Rio consiste em um fashion show produzido e apresentado por jovens periféricos, enquanto o grupo Amigas do Hip-Hop promoverá encontros para apresentar os pilares do hip-hop, workshops de dança, rima e grafite a meninas e mulheres da Zona Norte do Rio de Janeiro. O foco continua sendo o mesmo: realizar ações de jovem para jovem. É hora de desencubar.

O projeto Agência de Redes para Juventude é patrocinado pelo Governo Federal
por meio do Ministério do Turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *