A expressão da juventude na Maré: lançamento do Portal Amarévê

Novas modas na Vila Cruzeiro
12 de novembro de 2014
Jovens articulam a rede cultural da Rocinha
24 de novembro de 2014
Exibir Tudo

A expressão da juventude na Maré: lançamento do Portal Amarévê

Aconteceu neste sábado, na quadra de futebol do Parque União, na Maré , a inauguração do portal de comunicação Amarévê. O projeto é mais uma ação fruto da desencubadora da Agência de Redes para Juventude em 2014, marcada pela invenção de um novo espaço para expressão da juventude desse território.  O evento mobilizou mais de 200 jovens da comunidade para participação em diversas atividades, como graffitaço, circuito de longboard e torneio de futebol com equipes locais.

Evento de inauguração do Portal AMaréVê!

Há aproximadamente sete meses, Allan Santos  (17),  Kevin Sérgio (22) – moradores da maré  – e Lorran Santos ( 17), que atualmente mora na Casa Viva de Bonsucesso, se uniram no desejo de dar visibilidade aos jovens da Maré e criaram o portal Amarévê.  Desde seus primeiros dias na Agência, a dupla da maré (como são conhecidos) deixou  explícita a vontade que tinham de criar algo na comunidade que reconhecesse o jovem como agente de transformação no território, um espaço que não só narrasse, mas que legitimasse as práticas da juventude de origem popular. Apesar da existência de instituições de comunicação na Maré, os meninos sempre manifestaram o desejo de algo criado por eles próprios. Lorran se uniu  à deia durante o processo de formação  dos jovens, ainda no Ciclo de Estímulos. Durante o ciclo metodológico a ideia dos jovens se consolidou como um portal de comunicação colaborativo, voltado para facebook, youtube e site, trabalhando temas como  informação, opinião, memória, utilidades, moda, entretenimento, expressão, notícias, cultura e esporte.

O evento de inauguração do portal contou com diversas atividades para o público jovem. “Se nosso Portal vai falar para jovens, nada mais coerente que fazer um evento para jovens na inauguração. Nosso o foco é a expressão do jovem de origem popular ” Justifica Allan. A programação teve inicio às 10 horas, e as atividades aconteceram  simultaneamente  e próximas umas das outras, com o objetivo de facilitar a interação e troca de

Evento de inauguração do Portal AMaréVê!

experiências entre os jovens.  Todos os cantos da quadra ficaram lotados, o graffitaço (maratona de graffiti), conseguiu revitalizar 5 muros da quadra, além de conquistar novos aficionados  na comunidade, como Luiz Maycom, de 19 anos e morador da Maré. Ele declara: “eu nem sabia que tinha talento  pra desenho, fui descobrir hoje depois  do evento  e de 19 anos de vida (risos)”.

O  torneio de futebol, com premiação  em dinheiro para os vencedores, foi a sensação do sábado. Foram oito jogos para chegar ao resultado final, sem cansaço nem desânimo, algumas equipes levaram até torcidas organizadas: “Nós temos que ter mais torneios  como este  pra torcer. Como foram pessoas da nossa idade que organizaram, tem mais a nossa cara, eu gosto de coisa assim. O portal Amarévê, vai ser pra jovem mesmo, deu pra ver pelo evento” disse Ana Carolina, de 16 anos, torcedora do time “Fé em Deus”. A chuva tentou atrapalhar o circuito de longboard, mas não conseguiu. No primeiro período do evento um grupo de pessoas de várias idades cumpriu o objetivo da intervenção, que era circular com os longs pela comunidade, dando um “rolé” pela área.

Evento de inauguração do Portal AMaréVê!

O sucesso do evento se constata na página do projeto, que já conta com quase mil seguidores, apenas três dias após a inauguração. “Estamos muito felizes com o resultado, o que mais me deixa entusiasmada é o fato das curtidas serem do próprio território, significa que a galera curtiu mesmo o projeto”  diz Gabriela Franco, tutora do projeto. Allan, Kevin e Lorran, com seu desejo e objetivo dar visibilidade as potências socioculturais do seu território, numa linguagem criada por jovens e para jovens, já se tornaram um exemplo de protagonismo da juventude de favela, e da sua inegável capacidade de realização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *