QUEM SOMOS

Em ação desde 2011, a Agência de Redes para Juventude é uma metodologia que potencializa jovens com idade entre 15 e 29 anos, moradores de favelas e periferias, a transformarem ideias em projetos de intervenção em seus territórios.
Idealizada por Marcus Vinicius Faustini, a Agência não é um projeto social nem é um curso de capacitação profissional. É a possibilidade de criação de um novo espaço-tempo para os jovens que vivem em comunidades populares do Rio de Janeiro. É o estímulo para a invenção de um novo lugar na cidade, onde estes jovens sejam potentes, e não só representados como carentes. Onde eles sejam reconhecidos como sujeitos criadores, não só como objetos de ação social.
Ao todo, 5 ciclos já foram realizados, mais de mil jovens já foram envolvidos, e dezenas de favelas do Rio de Janeiro já tiveram a presença da Agência, de Santa Cruz à Zona Sul. Até 2016, 267 propostas originais de projetos foram desenvolvidas dentro da metodologia, 93 receberam financiamento, 22 foram formalizadas pelo MEI, e uma se tornou ONG. Surgiram nesse tempo projetos importantes para a cidade como o Providenciando a Favor da Vida, o Fala Roça, a Feira Crespa e o Favela em Dança, entre outros de empreendedorismo social, intervenções culturais, projeto de artes e cidadania etc. E o jovem é sempre o protagonista, desde o desejo até a realização!
Em 2012, a metodologia da Agência de Redes para Juventude foi premiada e escolhida pela Fundação Calouste Gulbenkian para ser implantada na Inglaterra nas cidades de Londres e Manchester. Em 2018, com o prêmio da Loteria Britânica, também será implantada na Irlanda e Países de Gales.




9 de novembro de 2018

QUEM TÁ FALANDO DA AGÊNCIA?

Durante o ano de 2018 as ações da Agência foram cobertas e contatas por diversos jornais, emissoras e revistas. Aqui você pode ver algumas das matérias […]
6 de novembro de 2018

O VALOR DA CULTURA

No dia 1° de setembro, no Museu de Arte do Rio, aconteceu o evento O Valor da Cultura, promovido pelo Pontão de Cultura Rede de Formação […]
6 de novembro de 2018

TV AGÊNCIA

Imagina uma semana inteira de ações feitas por jovens de periferia com o objetivo de melhorar a vida de outros jovens na cidade! Imaginou? Nós fizemos! […]

METODOLOGIA

Uma boa metodologia tem a força de potencializar ideias, por isso a criação de metodologias é um ponto central na Agência. Os jovens bolsistas são apresentados a instrumentos, tarefas e estímulos previamente estudados e preparados para que bons resultados sejam alcançados! Saiba mais assistindo aos vídeos do nosso canal no YouTube e acompanhando nossa rotina de trabalho através do Facebook, Instagram e Twitter.




ACOMPANHE NAS REDES

ÚLTIMOS VÍDEOS