6 x Agência

Agência recebe maior prêmio das artes performativas do Reino Unido
5 de julho de 2012
1000 jovens inscritos
28 de agosto de 2012

A Agência de Redes para Juventude tem o prazer de apresentar seis documentários sobre as ações de jovens criadores em suas comunidades. Os curtas-metragens narram as histórias dos primeiros projetos desenvolvidos na Agência. Produzidos pela Caribe Produções, com direção de Wagner Novais, os vídeos foram rodados em seis comunidades entre novembro e dezembro de 2011 e finalizados em janeiro de 2012.

No Batan, o filme acompanha as inaugurações das oficinas de música do Oi Galera! e da mobilização para a reciclagem de óleo de cozinha do C.A.B.

Na Babilônia e no Chapéu Mangueira, a equipe documentou o primeiro de muitos eventos comunitários da Produtora Maneh e o início da criação de lindas peças a partir de material reciclado do Coletivo Fitando Arte.

No Borel, mostra as oficinas de hip-hop do Nós com Todos que juntaram duas áreas até então inimigas; e as intervenções porta a porta para recolher óleo usado e material reciclável – que serão transformados em sabão e instrumentos musicais, do Reci-Criando.

No Cantagalo/ Pavão/ Pavãozinho, a equipe de filmagem acompanhou as ações do Workshop H2BK – que criou uma companhia de dança de rua após a realização de oficinas; e do Boca de Lixeira que organiza mutirões de limpeza na comunidade.

A Cidade de Deus mostra o seu Conexão Cultural, evento que criou um novo espaço para artistas locais, e o CDD na Tela, um site com programas e notícias em vídeo feitos por jovens moradores.

Providenciando a favor da vida, um espaço de convivência e orientação a jovens grávidas, é a história documentada no morro da Providência.

Até fevereiro deste ano, foram inaugurados mais 19 projetos de intervenção territorial, desenvolvidos por jovens da Agência. Hoje, existem 30 projetos no Rio de Janeiro criados e executados nas favelas por jovens moradores que passaram por aqui.  Agora, eles estão em um Laboratório de Aprofundamento onde  realizam oficinas de empreendedorismo com o Sebrae para consolidar suas ações nos territórios. Nesta fase,  os melhores projetos em desenvolvimento concorrem a seis prêmios de até 30 mil reais.  Para conhecê-los,  leia seus perfis no blog Direto da Agência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *